Esporte Futebol Nacional

18/03/2019 | domtotal.com

Grêmio bate Inter em clássico dos reservas e assegura liderança do Gaúcho

Na Arena Grêmio, em Porto Alegre, o time comandado por Renato Gaúcho derrotou o Internacional por 1 a 0, em jogo válido pela décima rodada.

O lateral Leonardo, único titular escalado, marcou o gol da vitória do Grêmio.
O lateral Leonardo, único titular escalado, marcou o gol da vitória do Grêmio. (Leonidas Cardoso/Photopress/Gazeta Press)

Em um Gre-Nal marcado pelas escalações de times reservas, o Grêmio contou com a força de sua torcida para vencer o seu maior rival e garantir a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Gaúcho. Na Arena Grêmio, em Porto Alegre, o time comandado por Renato Gaúcho derrotou o Internacional por 1 a 0, em jogo válido pela décima rodada. O lateral Leonardo, único titular escalado, marcou o gol da vitória. 

O Inter completa cinco anos no próximo dia 30 sem ganhar no campo do rival. São nove jogos seguidos sem vitória. Invicto no Estadual, o Grêmio chegou a 26 pontos, na liderança, e garantiu a vantagem de jogar em casa nas próximas fases. O Inter, por sua vez, viu a sequência de sete vitórias seguidas chegar ao fim, caindo para o terceiro lugar, com 19 pontos. 

O clássico, que começou quente durante a semana com a decisão do Inter de mandar a campo reservas em protesto contra punição a Nico López, teve surpresas antes da bola rolar. O Grêmio também mandou a campo um time misto e ainda viu, no aquecimento, Paulo Victor passar mal por conta de uma virose, problema que quase tirou Renato Gaúcho do banco de reservas da partida e acabou substituído por Brenno, terceiro goleiro gremista. 

Com a bola rolando, o clássico começou brigado e com menos de cinco minutos o primeiro cartão amarelo foi mostrado para Roberto por falta em Pepê. Único titular a entrar em campo, o lateral Leonardo comandou o ataque gremista. Logo aos oito minutos, ele pegou sobra após cobrança de escanteio e obrigou Daniel a fazer grande defesa. 

Os donos da casa mantiveram o ritmo em busca do gol, mas os reservas do time colorado conseguiram se segurar para evitar o pior. As coisas ficaram mais complicadas para o Inter aos 29 minutos, quando Nonato recebeu segundo amarelo e foi expulso. Com a superioridade numérica, o Grêmio abriu o placar ainda no primeiro tempo. Aos 42 minutos, em bela troca de passes, Leonardo recebeu de André, invadiu a área e finalizou rasteiro.

Mesmo com um jogador a menos, o Inter voltou mais ligado no segundo tempo e se arriscou no ataque. Em cobrança de falta, Uendel testou Brenno, que teve dificuldades para segurar. Em seguida foi a vez de Paulo Miranda salvar. Tréllez, que entrou no intervalo, pegou sobra dentro da área, mas o zagueiro gremista salvou em cima da linha. 

Sem a mesma objetividade da primeira etapa, Renato Gaúcho colocou algumas de suas estrelas no jogo. Everton e Diego Tardelli foram a campo para oxigenar o ataque e matar de vez o clássico. Os gremistas, no entanto, não conseguiram mais encaixar jogadas, mas a vitória foi confirmada. 

Os dois times voltam a campo no meio de semana pela última rodada da primeira fase do Estadual. Na quarta-feira, às 21h30, o Grêmio visita o Pelotas, enquanto o Inter recebe o Novo Hamburgo.

FICHA TÉCNICA
Grêmio 1 x 0 Internacional

GRÊMIO
Brenno, Léo Gomes, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba, Rômulo, Matheus Henrique, Jean Pyerre (Diego Tardelli) e Montoya (Everton), Pepê e André (Darlan). Técnico: Renato Portaluppi.

INTERNACIONAL
Daniel, Bruno, Emerson Santos, Roberto e Uendel, Rodrigo Lindoso, Rithely, Nonato e Guilherme Parede (Wellington Silva), Neílton (Camilo) e Pedro Lucas (Tréllez). Técnico: Odair Hellmann.

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 17 de março (Domingo)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rafael Traci, Ivan Carlos Bohn e José Cláudio Filho
Renda: R$ 2.084.549,00
Público Total: 44.075

Cartão amarelo: Roberto, Nonato, Guilherme Parede, Rithely e Rodrigo Lindoso (Internacional), Jean Pyerre, Leonardo Gomes e Mateus Henrique (Grêmio)

Cartão vermelho: Nonato (Internacional)

Gol: Leonardo Gomes (Grêmio), aos 42 minutos do primeiro tempo.


Agência Estado

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas