Mundo

11/04/2019 | domtotal.com

Senador dos EUA relança plano para sistema de saúde universal

O plano, que pretende dar uma assistência médica a todos, tem poucas probabilidades de ser aprovado no Senado, hoje sob o controle dos republicanos.

O senador Bernie Sanders em 10 de abril de 2019, em  Washington.
O senador Bernie Sanders em 10 de abril de 2019, em Washington. (AFP)

O senador Bernie Sanders, pré-candidato presidencial democrata, reapresentou nesta quarta-feira seu plano de reforma do sistema de saúde nos Estados Unidos, que busca uma cobertura universal em um país onde há mais de 30 milhões de pessoas sem plano de saúde.

Este projeto para dar uma assistência médica a todos foi batizado de "Medicare for all" e tem poucas probabilidades de ser aprovado no Senado, sob o controle dos republicanos.

Mas a apresentação do projeto terá um papel central na campanha presidencial no momento em que o presidente Donald Trump promete acabar com o sistema híbrido de saúde conhecido como Obamacare caso seja reeleito em 2020.

A saúde "é um direito e não um privilégio", disse Sanders ao apresentar o texto, afirmando que espera terminar com a "vergonha internacional" que coloca os Estados Unidos como a única potência que não oferece cobertura de saúde a todos os seus cidadãos.

Sanders, 76 anos, defendeu a mesma bandeira quando foi pré-candidato democrata em 2016, e perdeu a indicação para Hillary Clinton.

O senador, que lidera as pesquisas para as primárias, contou com o apoio de quatro de seus adversários na hora de apresentar o projeto: Cory Booker, Kirsten Gillibrand, Kamala Harris e Elizabeth Warren.

Para Sanders, o plano poderá poupar até 500 bilhões de dólares a cada ano, eliminando a burocracia em torno da saúde nos Estados Unidos, mas seus críticos advertem que seu custo por atingir trilhões de dólares na próxima década.

O sistema Obamacare, aprovado em 2010 apesar da dura oposição dos republicanos, permitiu ampliar a assistência médica a 20 milhões de pessoas.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas