SuperDom Boa Viagem

04/02/2019 | domtotal.com

Berço da história

Na Guatemala ficava a maior cidade da civilização maia, antes dona dessas terras.

Por Marco Lacerda*

A Guatemala é um destino ainda pouco conhecido pelos turistas brasileiros, mas quem tem a oportunidade de ir até lá não se decepciona. Antigo território dos maias, o terceiro maior país da América Central foi colonizado por espanhóis, que ocuparam suas terras de 1523 até 1821.  Cheio de belezas naturais, possui vulcões, cavernas, lagos e bosques e ainda abriga o impressionante legado da civilização pré-colombiana antes dona dessas terras.

Capital econômica, política e cultural, a Cidade de Guatemala é uma grande área metropolitana construída com planejamento linear e a cidade mais populosa da América Central. Em suas proximidades se encontra Kaminaljuyú, um dos locais habitados pelos maias, arruinado por invasores mexicanos no século V. Hoje é um importante sítio arqueológico e várias escavações já revelaram indícios de pirâmides e tumbas. Destaque também para o Parque Nacional Tikal, no norte do país, onde encontrava-se a maior das cidades da civilização maia. Sobressaem ali seis pirâmides de degraus com templos no topo.

Antígua foi a capital da Guatemala até o ano de 1776 e está localizada a 1.530 metros de altitude. Foi também a primeira cidade planejada do Mundo Novo e é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO. Um passeio nas suas ruas coloridas a bordo do tuc-tuc - um pequeno automóvel semelhante a um mini-ônibus -, é uma verdadeira volta ao passado. A cidade preserva muitas igrejas, catedrais e conventos, como a Catedral Metropolitana, de 1680. Outras visitas imperdíveis são ao Palácio dos Governadores, Convento de las Capuchinas, Convento de Santa Clara, Arco de Santa Catarina e ao Mercado de Artesanato.

Para os amantes de aventura, uma opção interessante é a visita ao vulcão Pacaya, onde, numa caminhada de aproximadamente uma hora e meia, é possível chegar até a cratera. Os sítios arqueológicos próximos à cidade também são excelentes escolhas para quem se interessa pela história antiga da América Central e da civilização maia. Já Tikal, que significa “Lugar de Vozes”, é o mais famoso destes lugares e abriga dezenas de construções históricas que atraem milhares de arqueólogos e pesquisadores para o local todos os anos. O Uaxactún, localizado a 20 quilômetros ao norte de Tikal, teve os restos de vários templos-pirâmide do período clássico totalmente removidos, revelando assim templos ainda mais antigos e bem preservados que estavam escondidos por baixo.

Guatemala, berço da história. Veja o vídeo.

*Marco Lacerda é jornalista, escritor e Editor Especial do Domtotal.

Comentários
Instituições Conveniadas