15 Ago 2019 | domtotal.com

O fino do design italiano


Destacam-se modelos originais Fiat, Alfa Romeo, Ferrari e Lamborgine
Destacam-se modelos originais Fiat, Alfa Romeo, Ferrari e Lamborgine (JFS)

Por Jorge Fernando dos Santos

Aqueles que gostam de design, particularmente de automóveis, não devem perder a exposição Beleza em movimento – ícones do design italiano, em cartaz na Casa Fiat (Praça da Liberdade, 10) até 3 de novembro. Trata-se de uma das melhores mostras sobre o tema já realizadas em BH.

A mostra exibe um rico acervo com dezenas de peças, entre obras de arte, utensílios, instalações multimídia e principalmente carros – tema principal, com destaque para exemplares desenhados pelas casas Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, Giugiato e a centenária Zagado.

Para aqueles que gostam de automóveis, esta é uma rara oportunidade de vislumbrar de perto clássicos que hoje integram coleções de objetos raros. Entre as atrações, destacam-se modelos originais Fiat, Alfa Romeo, Ferrari e Lamborgine de encher os olhos e causar inveja.

Para a garotada, ou mesmo para os aficionados de miniaturas, uma das galerias exibe quase uma centena delas, algumas de valor inestimável por terem se tornado raridades. No hall de entrada, no andar térreo, pode-se assistir a um vídeo contando a história do design através dos tempos.

Obras de arte

Entre as obras de arte propriamente ditas, a principal exibida pela mostra é considerada a obra-prima do futurista italiano Umberto Boccioni, intitulada Formas únicas de continuidade no espaço, concebida em 1913.   

Também se destacam trabalhos dos mestres Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lúcio Fontana, bem como imagens de ambientação de Gio Ponti, peças e objetos de design ousado, como o puff Patrone, curiosamente feito em formato de grama.

Numa sala escura, é possível relembrar em vídeos os principais duelos da Fórmula 1, entre eles o dos brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet. Outra sala reproduz o ronco dos motores mais possantes de carros italianos. Também vale admirar a réplica do carro fantástico do filme De volta para o futuro.   

Beleza em movimento tem curadoria de Peter Fassbender, Head Design Center Latam FCA, com a colaboração da arquiteta italiana Maddalena D’Alfonso. Trata-se de uma rara oportunidade de ver e aprender sobre a evolução e a essência do design italiano, bem como contemplar alguns dos melhores momentos da criação automobilística.


BELEZA EM MOVIMENTO – ÍCONES DO DESIGN ITALIANO
Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários, BH, (31) 3289-8900)
Quando: Até 3 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 21h, sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h.
Entrada franca. Classificação: Livre.
Mais informações: www.casafiatdecultura.com.br.

Jorge Fernando dos Santos
Jornalista, escritor, compositor, tem 44 livros publicados. Entre eles Palmeira Seca (Atual), Prêmio Guimarães Rosa 1989; ABC da MPB (Paulus), selo altamente recomendável da FNLIJ 2003; Alguém tem que ficar no gol (SM), finalista do Prêmio Jabuti 2014; Vandré - o homem que disse não (Geração), finalista do Prêmio APCA 2015; e A Turma da Savassi (Miguilim).
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas