28 Dez 2020 | domtotal.com

Série B 2021 pode ter vários grandes

Configuração atual das duas competições aponta para uma Segunda Divisão com cara de Série A em 2021

Série B 2021 pode ter vários grandes
Série B 2021 pode ter vários grandes (Lucas Figueiredo)

Rômulo Ávila

Não há confirmação matemática, mas tudo indica que a Série B do Campeonato Brasileiro 2021 pode ter até quatro campeões brasileiros. Faltando sete partidas para o fim a Segunda Divisão 2020, o Cruzeiro tem missão quase impossível para voltar à elite do futebol nacional no que vem. Além de vencer as partidas restantes, a Raposa precisa torcer para a pontuação média do quarto colocado (63 pontos) seja reduzida.

Além do Cruzeiro, a classificação atual da Série A mostra que outros campeões correm muito risco de disputar a Segunda Divisão em 2021: Coritiba, Botafogo e Vasco estão na zona de rebaixamento e não demonstram força para sair do atoleiro. Além do trio, o Goiás, mais tradicional clube do Centro-Oeste do Brasil, integra o temido Z4. O primeiro clube fora do zona da degola é o Bahia, outro campeão Brasileiro que corre o risco de deixar a elite no ano que vem.

O site de projeções da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) coloca o Coxa 93,8% de risco de queda; o Botafogo com 91,2%; o Goiás com 83%; o Bahia com 41,2%; e Vasco com 27,3%. O mesmo site aponta que o Cruzeiro tem 1,5% de chance de conseguir o acesso.

Ainda faltam onze rodadas para o fim da Série A. Serão 33 pontos em disputa que podem mudar completamente a situação matemática atual. Contudo, o desempenho técnico dos times que estão Z4 não sugere, neste momento, mudanças significativas na atual configuração.

A se confirmar uma Série B com tantos grandes, algo inédito até agora, a briga pelo acesso no ano que vem promete ser ainda mais disputada. Além dos campeões, clubes acostumados com a competição, como Ponte Preta, Guarani (que ainda lutam pelo acesso neste ano), Vitória e Náutico (que brigam contra a queda para a Série C, podem contribuir ainda mais para uma Série B com cara de Série A.

Rômulo Ávila
É jornalista formado pela Newton Paiva. Foi repórter esportivo durante dois anos do extinto Diário da Tarde (tradicional periódico de BH fechado pelos Associados Minas em julho de 2007). Atualmente é repórter do Portal DomTotal. Antes de cursar comunicação, foi jogador de futebol profissional. Começou no Villa Nova-MG e passou pelo futebol paulista e nordestino.

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.

+ Artigos
Comentários