Blog ACONTECE

Um passeio pelo sertão – Cinema

09/08/2015 06:59:43

Bom dia a todas e todos!

 

Este domingo tem mais sessões cinematográficas integrando o Encontro Imaginários do Sertão. Serão exibidos Árido Movie, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro e Central do Brasil.

Encotro Imaginários do Sertão mostra ao público as relação estabelecidas entre cinema e literatura e como isso pode formar uma ideia de nação; no encontro, em particular a formação da ideia de nação através da imagem do sertão. É um encontro que promove mesas redondas, exibição de filmes e etc. Marcado pela influência da literatura de cordel no cinema, o projeto traz ao hoje ao público três longas que nos levam ao sertão.

 

Central do Brasil
Cena de Central do Brasil. O filme de Walter Salles é o último a ser exibido hoje


14h30
Árido Movie (Lírio Ferreira, Brasil, 2005)

Um repórter de uma grande rede de TV de São Paulo retorna à sua cidade natal, no interior do Nordeste, para o enterro de seu pai assassinado. O filme trata do encontro entre o sertanejo urbanizado e suas raízes, uma herança que ele já não acreditava mais ser sua.

16h40O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha, Brasil, 1969)
O matador Antônio das Mortes surge pela primeira vez em Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme de 1964 de Glauber Rocha, com a missão de exterminar beatos e cangaceiros. Em O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, seu encargo é matar um cangaceiro que diz ser a reencarnação de Lampião. Durante essa missão, ele passa a refletir sobre suas atitudes passadas e sua noção de justiça.

19hCentral do Brasil (Walter Salles, Brasil, 1998)
Dora escreve cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ana, uma de suas clientes, morre inesperadamente deixando seu filho Josué abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acolhe o menino e embarca com ele para o interior da Bahia a fim de encontrar o seu pai.

As exibições acontecem todas hoje (09) no Cine Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420 – Centro) nos horários que acompanham as sinópses. A entrada é gratuita, sendo que é necessário retirar os ingressos 2h antes de cada sessão.


Aproveite!

Comentários