Blog ACONTECE

Melodias de Aleppo

24/08/2015 05:00:47

Bom dia a todas e todos!

 

Está acontecendo aqui em BH a 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que traz ao público filmes, entre documentários e longas de ficção e drama, e outras atividades.

A  Mostra Mundo Árabe é organizada pelo Instituto de Cultura Árabe, o ICArabe, “uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural“, como descrito em seu site. A instituição, através de cursos, do cinema e teatro, da dança e música e tantas outras atividades, busca “integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira“.

Em sua 10ª edição chega pela primeira vez em Belo Horizonte (antes acontecia – e ainda acontece – em São Paulo e Rio, estreia esse ano em BH e Vitória-ES). Além de 7 filmes a serem exibidos até o dia 31 de agosto, a programação promove um bate-papo com Nirah Shirazipour, produtora cinematográfica, antropóloga, escritora e musicista, e o encontro musical entre o duo 156 Cordas (Cláudio Kairouz e Raof Jemni) e o violonista Junior Pita.

 

Sabri Mudallal
Sabri Mudallal, um dos últimos mestres de Tarab e recitação em Aleppo. Foto: Youtube/Reprodução


Mas em especial, lembremos de Melodias de Alepo, filme inédito no Brasil, que será exibido hoje. Este é um documentário da Síria de 1998 dirigido por Mohamad Malas. A duração é de 52min e a classificação indicativa, 12 anos.

Sinopse
Sheik Sabri Mudallal (83 anos) é considerado o último dos Mestres de Tarab e recitação em Aleppo. A trupe (Turath) que ele fundou é considerada uma orquestra oriental que mantém o canto e a recitação em sua máxima originalidade e pureza, naquilo que se conhece de canto, processos musicais e instrumentos. De acordo com Mudallal, este tipo de canto está conectado com a lealdade às tradições do canto e a preservação da escola clássica de canto em Aleppo, que é considerada uma das principais escolas de música oriental. Embora esta escola seja baseada na recitação religiosa, muitos mestres reviveram e desenvolveram seus princípios no início deste século, entre eles estavam, Sheik Ali Darwish, Omar Al Batch e Bakri Al Kurdi. Sheik Sabri Mudallal, que era o discípulo desses mestres, é a testemunha que restou e o mantenedor da escola. Sua memória e experiência são uma referência histórica em relação a todos os seus antecessores.

A exibição de Melodias de Alepo acontece hoje (24) no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários) a partir das 19h30. Os ingressos custam R$4 (inteira) e R$2 (meia).


Bom começo de semana, pessoal!

Comentários