18/12/2020 12:03:10
É a terceira vez que a marca alemã desiste de fabricar automóveis no Brasil. Mercedes-Benz alega atual situação do mercado brasileiro. Sedã e SUV compacto serão agora importados
A Mercedes-Benz anunciou nessa quinta-feira (17) que encerrou a produção dos modelos Classe C e GLA na fábrica em Iracemápolis (SP). De acordo com comunicado enviado pela fabricante, a empresa tomou a decisão com base em vários fatores, incluindo a atual situação no mercado brasileiro. Além disso, a marca diz que busca a melhor alternativa para seus 370 colaboradores da unidade, o que pode incluir um programa de demissão voluntária, entre outras possibilidades .
Jörg Burzer, membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos: “A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização é um facilitador importante. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil. Nosso primeiro objetivo agora é encontrar uma solução sustentável para os colaboradores dessa unidade, que contribuíram de forma decisiva para o sucesso da Mercedes-Benz no Brasil com seu comprometimento e expertise nos últimos anos”.
A Daimler AG manterá unidades de produção em São Bernardo do Campo, São Paulo (Caminhões e Chassis de Ônibus) e Juiz de Fora, Minas Gerais (Cabinas de Caminhões).
Sobre a fábrica de Iracemápolis
Com 370 colaboradores, a fábrica de Iracemápolis (São Paulo) tem sido responsável pela produção do Mercedes-Benz Classe C e pelo Mercedes-Benz GLA, que teve início das atividades em 2016. O volume de automóveis que era produzido em Iracemápolis será transferido para outras fábricas da rede de produção global.
Leia também:
Ford Ka é o carro que mais desvalorizou em 2020; confira ranking
Renault lança serviço de assinatura de carros no Brasil com preço a partir de R$ 869
Não perca o prazo! Vencimento do IPVA começa nesta segunda em MG
Registro de veículo 0 km e transferência de usado são suspensos em MG para adotar modelo virtual
UE aprova, com condições, fusão das montadoras PSA e Fiat Chrysler
Teste | Hyundai HB20 2019 é bonito e anda bem, mas consumo é elevado
Chevrolet Onix 2020: nova geração chega com preços para incomodar a concorrência
Teste | Honda City EXL é um bom carro, mas comete falta grave
Conheça o novo sistema de placas de veículos no Brasil que começa em setembro
Fiat Argo Trekking 2020: versão aventureira chega por R$ 58,9 mil
Teste | Renault Sandero RS Racing Spirit 2019: para quem gosta de acelerar
Renault Sandero 2019: veja como vai ficar o modelo reestilizado
Primeira volta: Hyundai HB20 aposta em design ousado para se manter entre os mais vendidos
Placas padrão Mercosul: brasão e bandeiras são retirados e isso vai ajudar o seu bolso!