20 Mar 2016 | domtotal.com

5 hábitos comuns que minam sua felicidade


Faz parte da condição humana procurar alegria e bons sentimentos.

Por Nany Mata

Todos queremos ser felizes. Faz parte da condição humana procurar alegria e bons sentimentos. Ainda assim, muitos de nós, sem intenção, minamos nossa felicidade a cada dia.
 
Kate Snowise, coach pessoal e executiva, afirma enxergar padrões comuns no comportamento cotidiano das pessoas que as impede de permanecer felizes. Segundo ela, frequentemente, nosso desejo de se sentir bem em um momento ultrapassa nossa sabedoria profunda no que diz respeito à verdadeira felicidade.
 
Temos capacidade de modificar nosso comportamento e fazer escolhas que serão melhores para a felicidade em longo prazo, uma vez que percebemos que estamos sabotando a nós mesmos.
 
Seguem cinco hábitos que, de acordo com a coach, costumamos fazer como parte da nossa habilidade em esconder-se da verdadeira felicidade.
 
1. Permanecer acordados para assistir o ultimo episódio
 
É fácil ficar sugado por mais um episódio da sua série favorita ou se encontrar assistindo a um programa de TV tarde da noite e depois outro e outro. Contudo, esse tempo poderia ser gasto com aquele sono necessário, que você se esqueceu que precisava, mas necessita desesperadamente. Pesquisas já mostram claramente que a maioria das pessoas precisa de 8 horas de sono a cada noite para funcionar adequadamente. Ajeite um horário regular de ir para a cama e lembre-se de que dormir deve estar entre suas prioridades.
 
2. Ficar navegando pelas redes sociais negligentemente
 
As redes sociais são as maiores sugadoras de tempo da atual geração. Você precisa dar um pulinho para ver algo e, antes que se dê conta, já passou uma meia hora navegando, sem pensar em nada, vendo atualizações e imagens de conhecidos. É incrivelmente fácil tornar o uso de redes sociais uma distração para a mente, mas trata-se de uma atividade estúpida e não atenta. Para sua felicidade, é melhor buscar intervalos com atenção a algo. Ao invés de usar as mídias sociais para preencher seu tempo livre, você poderia estar mais alerta e gastar 5 minutos caminhando sem distrações ou lendo um livro antigo ou outro material em que está realmente interessado.  
 
3. Se jogar numa taça de vinho toda noite
 
A vida é um caos, ocupada e cheia de estresse, além disso, muitos de nós vivemos no limite de explodir. Nós fomos naturalmente criados para procurar métodos que aliviam sentimentos indesejados mas, quando nós fazemos isso inconscientemente, é comum procurarmos por soluções imediatas, muitas vezes, em detrimento do longo prazo. Um dos métodos imediatos mais comuns é beber algo para relaxar e espairecer. Apesar de dar uma sensação de alívio no momento, o álcool impacta na qualidade do sono e nos impede de ter algumas das fases restaurativas de dormir. Além disso, bebidas ingeridas quando se está em um estado deprimido, por nos deixam rapidamente animados, resultam em um dia seguinte pior. Esteja consciente de seu comportamento e procure caminhos saudáveis de gerenciar seu estresse, como cuidados pessoais, exercícios e meditação.
 
4. Adiar aquela saída com bons amigos
 
No meio de um dia corrido, sentimos que achar um tempo para sair com os amigos é um luxo, não uma necessidade. Isso torna a ação fácil de ser adiada ou, simplesmente, de não ser organizada. Mas amizades e conexões humanas genuínas importam. Existem pesquisas que garantem o poder das conexões sociais fortes no sentido de nos tornar mais felizes e saudáveis. O embargo aqui é que precisamos de conexões genuínas.Uma amizade que você compartilha não engloba obrigações, pois, nesse caso, você não vai impulsionar sua felicidade. Não se culpe por achar um tempo para seus amigos verdadeiros, é um investimento no seu banco de bem–estar.
 
5. Viver completamente focado na sua rotina diária
 
A literatura moderna frequentemente nos lembra que a vida está acontecendo agora. Isso é totalmente verdade, mas não deixe com que isso te impeça de fazer planos futuros. Podemos, facilmente, focar no dia a dia vivendo a vida que nos esquecemos de sonhar e imaginar. Sentimo-nos mais vivos, porém, quando saímos da nossa zona de conforto e fazemos coisas novas. Para ter a certeza de que você não está preso em sua rotina e vive diariamente a mesma coisa por anos, você tem que criar sonhos e metas para si mesmo. Não se esqueça de refletir sobre a vida que leva e cheque se está indo na direção que gostaria. Arranjar um tempo para fazer atividades que fazem seu coração cantar farão você mais feliz em longo prazo.
 

Nany Mata
Jornalista, especialista em Comunicação Corporativa e Inbound Marketing. Acredita nos Direitos Humanos, na luta feminista e LGBT. Não se acanha em ser acusada de defensora de bandidos ou utópica. Trabalhou e é voluntária da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), entidade sem fins lucrativos que visa a humanização no cumprimento da pena e a ressocialização de indivíduos que cometeram delitos.
Comentários
+ Artigos
Mais Lidas
Instituições Conveniadas