Brasil Cidades

25/01/2019 | domtotal.com

As mulheres do MAR

Que alegria iniciar o ano sob o signo do coletivo, do compartilhamento, da escuta e do acolhimento entre as mulheres do Museu de Arte do Rio.

Fotos -  Daniela Paollielo / Design – Pedro Brucznitski
Fotos - Daniela Paollielo / Design – Pedro Brucznitski

Por Eleonora Santa Rosa*

Em meio ao turbilhão de problemas, desafios, impasses, apreensões e instabilidades que permeiam o universo do trabalho de direção e gestão de museus, momento de frescor e satisfação é quando da mobilização e compartilhamento de ideias e proposições, de escuta e deliberação comum em torno de assuntos que extravasam as tarefas e atividades do dia-a-dia, articulando setores e pessoas de distintas inserções funcionais.

O Museu de Arte do Rio, território aberto a novas práticas de mobilização, dentro e fora da instituição, experimenta agora, por sugestão e ação de mulheres que compõem sua equipe, a construção de um fórum composto por todas as funcionárias, que representam o maior contingente de seu quadro de pessoal.

Na verdade, trata-se de um desdobramento de encontros acontecidos em 2018, voltados à produção da exposição Mulheres na Coleção do MAR, ora em cartaz, a partir do processo de conceituação e realização engendrado com base nas discussões desse coletivo feminino, por meio de oficinas e debates que tinham como objetivo dar conhecimento das ações em torno do universo da curadoria, da composição de acervo, da seleção de obras, dentre outras.

Iniciativa singular, altamente positiva, cujas consequências podem ser percebidas e sentidas em várias camadas, teve como principal resultado, em termos internos, a constituição de um fórum mensal com a participação desse efetivo de mulheres (mais de 40), espaço de livre manifestação, diálogo e incremento das relações interpessoais.

Maravilhoso assistir, esta semana, aos encaminhamentos e sugestões expostos, muito além de assuntos estritos ao métier ou de interesse corporativo, potencializando a oportunidade desse canal como um ativo de comunicação entre as mulheres, primeiramente constituído com o propósito da mostra, e, agora, conquistado como instância para abordagem de assuntos diversos e outras demandas.

Ações como estas animam e pontuam novas práticas da ação da organização, com reflexos na qualidade do ambiente de trabalho, na recepção de público, na difusão do programa educativo, e, mais ainda, no espraiamento da troca dessas experiências na vida de cada uma.

Que alegria iniciar o ano sob o signo do coletivo, do compartilhamento, da escuta e do acolhimento entre as mulheres do Museu de Arte do Rio, casa habitada e compartilhada por outras mulheres, homens e crianças, por todos aqueles que acreditam na força da arte e da cultura como instrumento de mudança, de transformação, de solidariedade e de equidade.

*Eleonora Santa Rosa - ex-Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, é diretora executiva do Museu de Arte do Rio – MAR.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Instituições Conveniadas