Brasil Cidades

12/09/2019 | domtotal.com

Verde que não te quero farda

Às vezes os recados que precisamos receber e repassar estão literalmente à nossa frente.

Há sim mistérios e recados estampados todos os dias na nossa frente
Há sim mistérios e recados estampados todos os dias na nossa frente (Pixabay)

Por Ricardo Soares*

No velho mural de cortiça defronte ao meu computador um olhar entre travesso e questionador do idoso Picasso – já careca- parece me perguntar: "o que você fará a respeito?". Ao seu lado, outro postal no qual vejo em preto e branco a atriz Giulietta Masina abraçando com um sorriso no rosto um poste de madeira. É uma propaganda antiga do La strada, de Fellini, que parece me perguntar que estrada resolvemos pegar.

Do lado significativamente uma pintura que distorce um rosto feita pelo pincel maravilhoso e atormentado de Francis Bacon.

Às vezes, os recados que precisamos receber e repassar estão literalmente à nossa frente, como outra foto aqui no mural, em que o poeta Allen Ginsberg, com um cartaz pendurado no rosto onde se lê "Poetar é divertido".  Depois vejo uma xilogravura com o poeta sertanejo Patativa do Assaré e Marlon Brando, novo e belo, mirando um futuro nem tão alvissareiro que haveria de ter.

Aliás, precisamos de alvíssaras como anuncia o são Francisco negro ao redor de pássaros roxos ou um Julio Cortázar pintado em crayon com livros e uma Torre Eiffel a sua volta ou ainda Jorge Luis Borges envolto em nuvens plácidas e brancas em outra pintura. Também vejo fotos minhas ao lado de amigos e colegas de profissão, como o sempre solerte Edgar Luchetta, cinegrafista de primeira, companheiro de tantas aventuras. Assim, procuro inspiração e otimismo até em reproduções de Van Gogh e no plácido olhar de uma indiazinha que parece antever a desgraça das queimadas na Amazônia. Hoje, aqui e agora, meu mural de cortiça é minha inspiração. Há sim mistérios e recados estampados todos os dias na nossa frente. Seja num retrato de Clarice Lispector ou de Simone Signoret, até a doce e precisa lembrança de Garcia Lorca, que escreveu com temor justificado dos milicos: "Verde que não te quero farda".

*Ricardo Soares é diretor de TV, escritor, roteirista e jornalista. Publicou oito livros, dirigiu 12 documentários.

TAGS


EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Outros Artigos

Não há outras notícias com as tags relacionadas.

Comentários