25/02/2020 | domtotal.com
Mais uma vez, Noah Harari, autor do best-seller 'Homo sapiens', levanta questões polêmicas próprias do nosso século
Lev Chaim*
São perguntas que todos se fazem e muitos de nós não sabemos a resposta: “O que acontece atualmente no mundo e qual o significado disso tudo? O que significará a vitória de Trump? Como podemos lutar contra a epidemia de fake news que assola o ocidente? Por que a democracia liberal está em crise? Está se formando uma nova ordem de poder no mundo? Qual civilização estará dominando o mundo: o ocidente, a China, o Islão?” Esta lista e muito mais foi elaborada pelo professor de história e escritor de sucesso, Yuval Noah Harari, em seu último best-seller 21 lições para o século 21.
Para quem não se lembra, ele também é o autor de outros sucessos como Homo sapiens e Homo Deus. No primeiro, ele examina o passado e, no segundo, coloca a sua visão no futuro. No mais recente, 21 lições para o século 21, ele examina a nossa problemática atual e todos os engôdos da história que ainda ressoam. Eu assisti um programa da TV holandesa com Harari que durou uma hora. Foi como se estivesse em outro planeta e em companhia de um sábio, não pedante, que conseguia, com brilho e inteligência, explicar tudo e mais alguma coisa.
Somos 7 bilhões de pessoas neste nosso planeta e cada um com um pacote de desejos listados, mas não mencionados em voz alta ou mesmo pensados. Por exemplo, o terrorismo que tanto nos assusta aqui no Ocidente e outros lugares do mundo. Para Harari o “terrorismo funciona porque atua no fundo de nossos cérebros e provoca milhões de fantasias perigosas em nossas mentes, assim como a democracia não acontece somente em parlamentos e urnas eleitorais, mas também em nossos neurônios.” Pois é, meus caros leitores, que tal refletir sobre essa afirmação? As palavras de Harari atingem fundo a nossa emoção, coisa que ele mesmo disse que jamais existirá em qualquer “máquina efeituada pelo homem”, por mais perfeita que ela seja: a emoção.
Ele nos alerta para coisas que ocorrem atualmente, mas que muitos não as enxergam muito bem e se deixam enganar por argumentos e truques pelos que ainda detêm o poder ou o estão pleiteando.
Vejam mais essa afirmação de Harari: “Donald Trump colocou medo nos eleitores com a sua história de que os mexicanos e chineses viriam para os Estados Unidos pegar os seus trabalhos e por isso ele iria construir o muro ao longo da fronteira com o México. Mas ele não alertou os seus eleitores de que seus empregos talvez pudessem ser pegos por algoritmos elaborados pela nova tecnologia digital. E mesmo assim, Trump não propôs construir um muro de fogo na fronteira da Califórnia onde estão as grandes indústrias do mundo digital de hoje!” E ele diz mais: “Guerra nunca foi e nunca será a solução para os problemas do mundo”.
Pois é caro leitor, essas brilhantes ideias e muito mais estão esmiuçadas nesta nova “bíblia” do grande autor Yuval Noah Harari, 21 lições para o século 21. Espero que gostem.
*Lev Chaim é jornalista, colunista, publicista da FalaBrasil e trabalhou mais de 20 anos para a Radio Internacional da Holanda, país onde mora até hoje. Ele escreve todas as terças-feiras, para o Domtotal.
O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).