Religião

14/01/2021 | domtotal.com

'Seguir Jesus... Que Jesus?' - autor questiona o seguimento cristão em livro

Padre Netto busca o Filho de Deus entre o Jesus histórico e o Jesus da fé

O padre jesuíta José Antonio Netto
O padre jesuíta José Antonio Netto (Companhia de Jesus)

Carlos Cesar SJ*

Em diversos episódios narrados pelos evangelhos percebemos a incompreensão de muitos a respeito da missão e da pessoa de Jesus. Há dois mil anos como hoje, o perigo de reduzir a mensagem de Jesus e lê-lo a partir de um contexto restrito e de uma fé meramente intimista ainda persiste. Não muito distante de nós vemos a pessoa de Jesus ser instrumentalizada e condicionada a expectativas pessoais, políticas e religiosas. O fato é que, também hoje precisamos encontrar nossa resposta pessoal e comunitária sobre quem de fato é Jesus para nós. Se é verdade que cada época tem as suas imagens e expectativas sobre Jesus, precisamos também nós, iluminados pelo evangelho, redescobrir e purificar as nossas.

O capítulo 16 do evangelho de Mateus gira em torno da pergunta sobre quem é Jesus. E essa pergunta, vemos no texto, é respondida de duas formas distintas. A primeira resposta é fruto de um conhecimento externo, onde os discípulos respondem a partir das opiniões do povo: "Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas"(cf. Mt 16, 14). Já a outra requer uma resposta mais pessoal, uma vez que a pergunta é mais direta: "E vós, quem dizeis que eu sou?" (cf.Mt 16,15). O fato é que essa pergunta continua a ecoar também a nós hoje e não podemos calá-la. Tanto pessoal quanto comunitariamente, responder sobre quem é Jesus é um imperativo que nos faz tomar consciência da nossa relação com ele. Refletir as nossas convicções externas, mas sobretudo internas, nos ajuda a tornar nossa identidade cristã mais autêntica e fiel.

Na esteira dessa pergunta feita pelo próprio Jesus, outras duas perguntas provocadoras nos chegam para nos ajudar em nosso seguimento a Jesus. E tais perguntas são feitas pelo padre jesuita Jose Antonio Netto de Oliveira, que em sua nova publicação pelas edições Loyola, traz em seu título a seguinte provocação: Seguir Jesus... que Jesus? Quem é esse homem quase esquecido?

O conjunto dessas perguntas podem nos levar a uma aproximação sincera e destemida ao Jesus histórico e, a partir desse encontro redescobrirmos uma espiritualidade profundamente encarnada e conectada com a realidade. É claro que dar ênfase ao encontro com Jesus histórico, aprofundando a relação com ele não desconsidera nem diminui a sua divindade. Ao contrário, nesse esforço de aproximação ao Jesus histórico, poderemos perceber mais fortemente a verdadeira face de Deus feito homem, que passou por esse mundo fazendo o bem, vivendo as alegrias e dificuldades comuns aos homens de seu tempo e abrindo mão de todo o poder e de todo privilégio, para fazer da misericórdia a sua lei.

De um modo simples, leve e profundo o autor nos apresenta as características marcantes de Jesus, por vezes quase esquecidas. É uma leitura ágil que nos coloca numa postura orante e de constante exame de nossa consciência e de nossas atitudes. O opúsculo nasce da experiência e do amor profundo do autor à pessoa de Jesus. Certamente, quem se dispor a ler e rezar o livro poderá fazer uma bonita experiência de encontro com Jesus que se faz próximo de cada um de nós mais do que a gente, muitas vezes, imagina.

O livro pode ser adquirido pelo site das edições Loyola.

Sinopse do livro

O título provocativo deste livro – Seguir Jesus... Que Jesus? – sugere que as representações que se fazem de Jesus são as mais variadas: para uns Jesus é o Filho de Deus encarnado, nosso Salvador; para outros ele é uma espécie de semideus que apenas pairou sobre a humanidade, uma energia positiva que nos contagia com sua bondade e amor; outros ainda veem em Jesus uma espécie de revolucionário esquerdista perigoso para a sociedade ou, ao contrário, um defensor de seu status quo e até fonte de enriquecimento pessoal. Ora, já nos evangelhos aparece, várias vezes, a pergunta "Quem é este homem", e o próprio Jesus chega a perguntar a seus discípulos: "E vós, quem dizeis que Eu sou?". Por meio da leitura dos textos dos evangelhos, que nos aproximam do Jesus histórico, do Filho de Deus que se fez homem igual a nós em tudo, menos no pecado, este livro pretende oferecer uma abordagem que ajude o leitor a esclarecer essas interrogações sobre Jesus e a se tornar disponível para o seguimento do Filho de Deus.

Sobre o autor

Padre José Antonio Netto de Oliveira, SJ, é natural de Cisneiros, distrito de Palma (MG). Licenciou-se em filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (Nova Friburgo – RJ) e em teologia pela Faculdade de Teologia L’Immaculée-Conception (Montréal – Canadá). É mestre em teologia pastoral e catequese pelo Instituto Católico de Paris (França). Foi mestre de noviços, primeiro diretor do Centro de Espiritualidade de Itaici – SP e provincial dos jesuítas da Província Brasil Centro Leste. Atualmente colabora na formação dos noviços da Província do Brasil da Companhia de Jesus e, ainda neste ano, assumirá uma nova missão no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba – SP, onde seguira no trabalho com espiritualidade inaciana e acompanhamento espiritual.

*Carlos Cesar, é jesuita, bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB) com estudos na Universidad de La Republica (Montevideo). Estudou Filosofia na Faculdade Jesuita (FAJE) em Belo Horizonte.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!