Mostra Competitiva inclui novo longa de Almodóvar e quatro latino-americanos
O 78º Festival de Veneza, que acontece entre os dias 1º e 11 de setembro, anunciou seu júri oficial, que será presidido pelo sul-coreano Bong Joon Ho, diretor de Parasita. Foram divulgados também os concorrentes ao Leão de Ouro, os participantes da mostra Orizzonti para longas e curtas-metragens, na qual figura o filme Ato, da brasileira Bárbara Paz.
O festival será aberto com o novo longa do espanhol Pedro Almodóvar, Madres paralelas. O júri da competição oficial é completado pelo diretor italiano Savério Costanzo, a atriz belgo-francesa Virginie Efira, as também atrizes Cynthia Erivo (Grã-Bretanha) e Sarah Gadon (Canadá), o cineasta romeno Alexander Nanau e a chinesa Chloé Zhao, diretora do premiado Nomadland.
Na competição, além de Almodóvar, figuram a neozelandesa Jane Campion, o italiano Paolo Sorrentino e o chileno Pablo Larraín. No total, 21 filmes foram selecionados para competir pelo prestigioso Leão de Ouro, entre eles vários cineastas reconhecidos, uma edição que se apresenta particularmente interessante e rica.
Será uma edição especial, que confirma também o excelente estado do cinema da América Latina, com quatro filmes na competição oficial e três na seção Horizons, a mais experimental, berço de futuros grandes nomes da sétima arte.
A atriz americana Jamie Lee Curtis receberá o Leão de Ouro por sua carreira e o italiano Roberto Benigni o Leão de Ouro da Trajetória.
Presença latino-americana
Premiado em 2015 com o Leão de Ouro com seu filme Desde allá, o venezuelano Lorenzo Vigas volta a competir em Veneza com La caja. Outro retorno a Veneza é o do chileno Pablo Larraín, aclamado há seis anos pelo seu inquietante filme sobre os mecanismos para encobrir os padres pedófilos em O clube. Este ano compete com Spencer, dedicado ao fim de semana em que Diana de Gales, interpretada por Kristen Stewart, decidiu se divorciar do príncipe Charles, herdeiro da coroa da Inglaterra.
O brilhante casal argentino Gastón Duprat e Mariano Cohn volta pela terceira vez ao Festival com o filme Competição oficial, protagonizado por Penélope Cruz e Antonio Banderas. Outra presença notável será a do cineasta mexicano Michel Franco, que depois de ter impactado no ano passado com seu filme Nova ordem, volta a Veneza com Sundown.
"A qualidade média dos filmes está mais alta que o normal", confessou o diretor do Festival, Alberto Barbera. "É como se a pandemia tivesse estimulado a criatividade", acrescentou.
O curta 'Ato' foi criado a partir de uma peça on-line e se tornou um curta (Divulgação)
Curta brasileiro
A atriz e cineasta Bárbara Paz, que conquistou o Leão de Melhor Documentário na edição de 2019, com Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, participa agora com um trabalho estrelado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira. Eles vivem o casal Ava e Dante: enquanto ele se encontra em um processo de travessia, ela é uma profissional do afeto. "Em um mundo onde a solidão foi a maior protagonista, com palcos vazios e o medo constante da morte, o afeto é o Ato, a fuga, o desejo fundamental da sobrevivência", comenta Bárbara, em comunicado divulgado por sua assessoria.
Confira os filmes na Competição Oficial do 78º Festival de Veneza:
AFP/Agência Estado/Dom Total
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).