Religião

23/12/2016 | domtotal.com

Papa cria grupo para investigar ex-Grão Chanceler da Ordem de Malta


Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre Francisco, na sua solicitude pela Soberana Ordem Militar de Malta – “Ordem religiosa laical” (cfr. Carta Constituiconal art. 1 § 1) que tem, entre os seus objetivos, o “serviço à Fé e ao Santo Padre” (ib. art. 2 § 1) – dispôs a constituição de um grupo de cinco membros com o encargo de investigar e informar plenamente e em breve tempo a Santa Sé em mérito aos acontecimentos que recentemente envolveram o Grão Chanceler da Ordem, Sr. Albrecht Freiherr von Boeselager.

O grupo é formado por S.E. Dom Silvano M. Tomasi, CS; Rev.do Pe. Gianfranco Ghirlanda, SJ; Avv. Jacques de Liedekerke; Sr. Marc Odendall; Sr. Marwan Sehnaoui.

A Ordem de Malta, cuja origem remonta ao ano de 1048 durante a época das Cruzadas e formada por leigos de famílias nobres que atualmente se dedicam a trabalhos humanitários, havia comunicado há alguns dias “a situação extremamente grave e insustentável em relação ao papel desempenhado por Albrech von Boeselager como Grão Chanceler da Ordem de malta”.

Segundo o comunicado da Ordem, em 6 de dezembro passado o Grão Mestre convocou von Boeselager para uma reunião na presença do Grão Comendador, Frey Ludwig Hoffmann von Rumerstein e o Cardeal Raymond Leo Burke, como representante do Santo Padre na Ordem de Malta,  obrigando-o a renunciar.

Diante da negativa de Boeselager, foi aberto um expediente disciplinar que acarretou em sua destituição como Grão Chanceler em 16 do corrente.

A Ordem cita “os graves problemas ocorridos durante o mandato de Boeselager como Grão Hospitalario da Ordem de Malta e a omissão de tais problemas por sua parte diante do Grão Magistério, como provou um informe pedido pelo Grão Mestre no ano passado”.

O Diretor da Sala de Imprensa da santa Sé, Greg Burke, explicou que a nomeação deste grupo é explicada com “a vontade de resolver o assunto de maneira pacífica”. (JE)


Rádio Vaticano



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias