Religião

11/05/2017 | domtotal.com

EUA: jesuítas restituem 500 hectares aos Sioux

'É chegado o momento de restituir à tribo todas aquelas terras que foram entregues à Igreja para fins religiosos', diz padre jesuíta.

Existem 25 mil pessoas registradas como Rosebud Sioux, das quais 15 mil vivem na reserva.
Existem 25 mil pessoas registradas como Rosebud Sioux, das quais 15 mil vivem na reserva. (EPA)

Os jesuítas estão restituindo mais de 500 hectares à Rosebud Indian Reservation (RIR), reserva dos índios Sioux em Dakota do Sul. O procedimento – segundo a Agência Fides – deverá estar concluído até o final deste mês de maio.

O governo dos Estados Unidos havia cedido a propriedade aos jesuítas em 1880, para cemitérios e igrejas, segundo um vídeo do Padre jesuíta John Hatcher, responsável pela Missão de São Francisco.

“No início da Missão havia 23 estações missionárias – recorda o jesuíta. Mas no decorrer dos anos, quando as pessoas começaram a se afastar das pradarias e do campo, aquelas igrejas foram fechadas por não serem mais usadas”.

“É chegado o momento de restituir à tribo todas aquelas terras que foram entregues à Igreja para fins religiosos”, considera o Padre Hatcher, que sublinha a oportunidade de restituir a terra que pertence justamente ao povo Lakota, do qual fazem parte os Rosebud Sioux.

Esta terra devolvida aos indígenas, “poderia ser utilizada para fins agrícolas, para pastagem. Poderia ser utilizada para o desenvolvimento da comunidade. Poderia continuar a ser utilizada para fins religiosos”, afirmou por sua vez Harold Compton, Vice Diretor executivo da Tribal Land Enterprises, a sociedade de gestão das terras de Rosebud Sioux.

Existem 25 mil pessoas registradas como Rosebud Sioux, das quais 15 mil vivem na reserva. 


Rádio Vaticano

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Comentários