Economia

21/11/2017 | domtotal.com

Renault faz recall de 51,6 mil veículos por problemas no freio, combustível e direção

Kwid, Sandero, Logan, Duster e Oroch fabricados a partir de 2016 estão convocados em mega recall por diversos problemas.

Renault Kwid está envolvido em dois recalls com mais de 34 mil unidades.
Renault Kwid está envolvido em dois recalls com mais de 34 mil unidades. (Renault/Divulgação)

Por Thiago Ventura
Portal DomTotal


A  Renault convocou um recall nesta terça-feira (21) para cinco modelos,  incluindo o recém lançado Kwid. Também estão envolvidos o hatch Sandero,  o sedã Logan, o utilitário-esportivo (SUV) Duster e a picape Oroch, num  total de 51.626 unidades com problemas.

No caso do Kwid, são  dois chamados em aberto. Segundo a marca, 16.798 unidades fabricadas  entre março de 2016 e setembro de 2017 podem apresentar falha no tubo de  combustível. Pelo posicionamento na  montagem da peça, pode ocorrer a perfuração do tubo,  causando vazamento de combustível. Se acontecer, há risco de incêndio.

Leia também:
Renault Kwid consegue três estrelas no Latin NCAP

O  modelo, conhecido pelo slogan de 'SUV dos compactos', também pode  apresentar problema no sistema de freio. De acordo com a Renault, podem  surgir trincas e em casos extremos ocasionar ineficiência de frenagem ou  travamento das rodas e perda de dirigibilidade, com risco de causar  acidente.

Caso seja necessário, a concessionária vai fazer a  substituição  de componentes do sistema de freios. O reparo tem duração de até 1 dia.  Esse defeito envolve 21.802 unidades, fabricadas entre março de 2016 e  novembro de 2017.

Defeito na direção

Proprietários  de Sandero, Logan, Duster e Oroch também devem ter tomar atenção devido  a um problema na coluna de direção. Segundo a Renault, a foi constatada  que a deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica  causa o vazamento do óleo hidráulico, com possibilidade de endurecimento  da direção. Em casos extremos, o motorista pode perder a dirigibilidade  do veículo com risco de acidente com lesões graves ao ocupantes.

O  recall envolve 13.026 unidades fabricadas entre setembro de 2016 e outubro de 2016. Nos modelos afetados será feita a  substituição da  mangueira de baixa pressão, num serviço que leva cerca de 1h30.

Por  lei, todos os reparos são gratuitos e o serviço deve ser agendado. Mais  informações com os números de chassis envolvidos podem ser obtidos pelo  telefone 0800-0555615 ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall.

Atualização: Após a publicação da matéria, a Renault enviou errada com o período correto de fabricação de Logan, Duster, Sandero e Oroch envolvidos. As undiades convocadas foram produzidas em 2016 e não 2017 como anteriormente informado.


Redação DomTotal

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Instituições Conveniadas