Direito Direitos Humanos

20/11/2018 | domtotal.com

VÍDEO: Executivos negros: mesmo após conquistas, desigualdade racial persiste

O sociólogo e autor de estudo sobre o tema fala da pesquisa, enquanto profissionais negros de diferentes gerações contam suas experiências no mercado de trabalho.

É sobre o racismo no ambiente empresarial  – e a falta de medidas práticas para combatê-lo  – que trata o livro Executivos Negros: Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial, de Pedro Jaime de Coêlho Júnior.
É sobre o racismo no ambiente empresarial – e a falta de medidas práticas para combatê-lo – que trata o livro Executivos Negros: Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial, de Pedro Jaime de Coêlho Júnior. (Pixabay)

Escutar piadas racistas no hall do elevador de trabalho era uma situação possível para um executivo negro em uma época tão próxima como a década de 1970. Comum também era que todos rissem, e que o alvo da discriminação, apesar de se constranger, se sentisse impotente para fazer algo a respeito. É sobre o racismo no ambiente empresarial  – e a falta de medidas práticas para combatê-lo  – que trata o livro Executivos Negros: Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial, de Pedro Jaime de Coêlho Júnior. O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta terça-feira, 20 de novembro.

Na série de vídeos a seguir, o sociólogo e autor de estudo sobre o tema fala da pesquisa, enquanto profissionais negros de diferentes gerações contam suas experiências no mercado de trabalho.

Executivos negros: ascensão profissional e racismo em 1970

O sociólogo Pedro Jaime, autor de tese e livro sobre o tema, investigou como o contexto social e político da década de 1970 afetou a construção da carreira profissional de um grupo que ele categorizou como “a primeira geração de executivos negros” no mundo empresarial.

Executivos negros: desigualdade racial ainda persiste no século 21

Com a regulamentação da lei que define crimes de racismo e a valorização da diversidade, o ambiente empresarial tem um salto de qualidade nos anos 2000, quando ingressa no mercado de trabalho a chamada “segunda geração de executivos negros”.


Jornal USP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas