Direito

18/11/2018 | domtotal.com

Harry Potter no curso de Direito

Clássico da literatura fantástica é incluído no currículo das faculdades da Índia.

Futuros advogados indianos poderão olhar a lei com a paixão dos Potterheads.
Futuros advogados indianos poderão olhar a lei com a paixão dos Potterheads. (Divulgação)

Por Flávia Leão*

Em uma de minhas peregrinações pelas redes sociais deparei-me com uma notícia que emocionou-me profundamente. A manchete era: Harry Potter será tema de curso de Direito na Índia, e a matéria foi assinada por Rafaela Pereira no site Adoro Cinema.

Os alunos de Direito da Índia, portanto, serão ensinados sobre temas como discriminação, tortura e escravidão utilizando este clássico da literatura fantástica. E já não era sem tempo que uma atitude dessas deveria ser tomada.

O ensino do Direito (uma das três profissões basilares da humanidade, sendo as outras duas a Engenharia e a Medicina) há muito se mostra engessado, conservador demais. Ele já não encanta, não fascina, não incentiva os seus futuros operadores. É necessária uma mudança urgente, e essa intertextualidade com a Literatura está chegando, tímida, para renovar, para sincronizar o Direito com uma nova visão de mundo – aquela trazida pelo fantástico, que faz sonhar.

Os futuros advogados indianos terão uma chance que eu, enquanto fui aluna de Direito, infelizmente não tive, que é a de olhar para a lei com a mesma paixão que todos os Potterheads olham para os livros do famoso bruxinho. Que eles aproveitem bastante! Lá na Índia, o mundo começa a ficar mais divertido e mais fresco, ou seja, melhor, porque os alunos aprenderão com paixão e, da mesma forma, exercerão sua profissão.


*Flávia Leão é advogada e jornalista

TAGS


EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Outros Artigos

Não há outras notícias com as tags relacionadas.

Não há artigos para exibir do dia 18/11/2018

Comentários