ESDHC

19/03/2019 | domtotal.com

Dom Helder sediará encontro de Comitê Científico Internacional da Unesco sobre história da África

Pesquisadores discutirão o Volume IX da Coleção História Geral da África (HGA).

Mulheres tradicionalmente vestidas participam de desfile cultural em Durban.
Mulheres tradicionalmente vestidas participam de desfile cultural em Durban. (Rajesh Jantilal/AFP)

Pesquisadores de diferentes nacionalidades participam, na próxima semana, do Encontro do Comitê Científico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para o Volume IX da Coleção História Geral da África (HGA). O evento será realizado na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte, e alternará reuniões privadas com momentos públicos de debates abertos à participação de toda sociedade civil. Os interessados devem se inscrever gratuitamente na página do evento. 

A Coleção HGA, iniciada em 1964, tem por objetivo principal contar a história do continente a partir da perspectiva dos próprios africanos, construindo uma narrativa livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Os volumes publicados seguem ordem cronológica, desde a Pré-História até o século 20, e o nono é dedicado à história recente, do fim da descolonização ao fim do Apartheid e o lugar dos africanos no mundo a partir da diáspora e sua influência nos outros continentes.

Nesse sentido, a iniciativa está em conformidade com o Programa de Educação da Unesco para o próximo biênio, pois promove uma das prioridades globais da organização, que é o continente africano. Além disso, a HGA compactua com os valores da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), proclamada pela Assembleia Geral da ONU, que busca promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes.

Programação

A abertura do encontro será na próxima segunda-feira (25), às 9h, no auditório da Dom Helder. Em seguida, a professora Vanicléia Silva Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o historiador Hilary Beckles, vice-chanceler da University of the West Indies, ministram palestra de abertura com o tema ‘África Global: revisistando as conexões entre a África e suas diásporas’. O moderador será Augustin Holl, historiador, arqueólogo, vice-presidente da Université Paris Ouest Nanterre-La Défense e presidente do Comitê Científico Internacional para o Volume IX da HGA. Na parte da tarde, haverá sessão privada do Comitê Científico Internacional e encontro para a validação dos manuscritos do Volume IX da HGA.

Na terça-feira (26), às 9h, será realizada conferência pública para apresentação dos Volumes IX, X e XI. O historiador Augustin Holl atuará novamente como mediador. Às 14h, os professores Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e Paul Lovejoy, da Universidade de York, ministram a palestra ‘Como os novos volumes da HGA podem transformar a escrita da história da África e de suas diásporas?’. A moderadora será a ex-ministra e professora Nilma Lino Gomes, da UFMG. Ainda na terça-feira (26), às 16h, será realizada a cerimônia de encerramento do encontro.

Uma nova sessão privada do Comitê Científico Internacional está prevista para a quarta-feira (27), quando serão discutidas as estratégias de popularização da coleção e dos novos volumes. 

INSCRIÇÕES



Redação Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!


Mais Lidas
Instituições Conveniadas