Mundo

22/03/2019 | domtotal.com

Comissão Científica da UNESCO se reúne pela primeira vez na América do Sul

Cientistas representando os continentes estarão na Dom Helder Câmara debatendo tema da década proclamado pela ONU.

Internacional
Internacional (Divulgação)

A UNESCO, organismo da ONU, realiza a reunião de sua Comissão Científica para tratar do tema proclamado pela Assembleia Geral da ONU, A Década dos Afrodescendentes.

Dentre os países representados estão China, Angola, Índia, Congo, França, EUA, Bostwana, Benin, Barbados, Cuba, Canadá, Brasil.  O evento acontece na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte. Trata-se do Comitê Científico Internacional das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a edição do IX Volume da Coleção História Geral da África (HGA). É a primeira vez que a Comissão se reúne na América do Sul para lançar um volume da coleção da HGA. A reunião alternará reuniões privadas com momentos públicos de debates abertos à participação de toda sociedade civil. Os interessados devem se inscrever gratuitamente na página do evento. 

A Coleção HGA, iniciada em 1964, tem por objetivo principal contar a história do continente a partir da perspectiva dos próprios africanos, construindo uma narrativa livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Os volumes publicados seguem ordem cronológica, desde a Pré-História até o século 20, e o nono é dedicado à história recente, do fim da descolonização ao fim do Apartheid e o lugar dos africanos no mundo a partir da diáspora e sua influência nos outros continentes.

Nesse sentido, a iniciativa está em conformidade com o Programa de Educação da Unesco para o próximo biênio, pois promove uma das prioridades globais da organização, que é o continente africano. Além disso, a HGA compactua com os valores da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), proclamada pela Assembleia Geral da ONU, que busca promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes.

Programação

A abertura do encontro será na próxima segunda-feira (25), às 9h, no auditório da Dom Helder. Em seguida, a professora Vanicléia Silva Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o historiador Hilary Beckles, vice-chanceler da University of the West Indies, ministram palestra de abertura com o tema ‘África Global: revisistando as conexões entre a África e suas diásporas’. O moderador será Augustin Holl, historiador, arqueólogo, vice-presidente da Université Paris Ouest Nanterre-La Défense e presidente do Comitê Científico Internacional para o Volume IX da HGA. Na parte da tarde, haverá sessão privada do Comitê Científico Internacional e encontro para a validação dos textos do Volume IX da HGA.

Na terça-feira (26), às 9h, será realizada conferência pública para apresentação dos Volumes IX, X e XI. O historiador Augustin Holl atuará novamente como mediador. Às 14h, os professores Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e Paul Lovejoy, da Universidade de York, ministram a palestra ‘Como os novos volumes da HGA podem transformar a escrita da história da África e de suas diásporas?’. A moderadora será a ex-ministra e professora Nilma Lino Gomes, da UFMG. Ainda na terça-feira (26), às 16h, será realizada a cerimônia de encerramento do encontro.

Uma nova sessão privada do Comitê Científico Internacional está prevista para a quarta-feira (27), quando serão discutidas as estratégias de popularização da coleção e dos novos volumes. 

Confira a programação completa.

INSCRIÇÕES

PROGRAMAÇÃO

25 DE MARÇO, SEGUNDA-FEIRA

 

9h – 9h45

Credenciamento

Abertura da exposição “A África e suas diásporas em Jorge dos Anjos”
Apresentação do grupo Canção das Iluminuras (grupo de música de câmara criado em torno do interesse por diferentes estilos, da música sinfônica à canção popular dos séculos X a XVI)

9h45 – 10h30

Cerimônia de abertura

10h30 – 12h30

Palestra de abertura: “África Global: revisitando as conexões entre África e suas Diásporas”
  • Vanicléa Silva
    • Professora Associada de História Africana da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Hilary Beckles
    • Historiador e Vice-Chanceler da University of the West Indies

Moderador: Augustin Holl • Historiador, Arqueólogo, Vice-Presidente da Université de Paris Ouest Nanterre-La Défense e Presidente do Comitê Científico Internacional para o Volume IX da HGA

12h30 – 14h30 | Almoço

14h30 – 17h45

Sessão Privada do Comitê Científico Internacional
Validação dos manuscritos do Projeto do Volume IX da HGA

 

26 DE MARÇO, TERÇA-FEIRA

8h30 – 9h

Credenciamento

9h – 10h

Apresentação do Volume IX ela equipe editorial

10h – 11h

Apresentação do Volume X pela equipe editorial

11h – 11h15

Intervalo

11h15 – 12h15

Apresentação do Volume XI pela equipe editorial
  • Moderador:
    • Augustin HollHistoriador, Arqueólogo, Vice-Presidente da Université de Paris Ouest Nanterre-La Défense e Presidente do Comitê Científico Internacional para o Volume IX da HGA
  • Debatedora:
    • Macaé Maria Evaristo dos SantosProfessora, Mestre em Educação e Ex-Secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC)

12h15 – 14h

Almoço

14h – 16h

Palestra: “Como os novos volumes da HGA podem transformar a escrita da história da África e de suas Diásporas?”
  • Valter Silvério
    • Sociólogo e Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Paul Lovejoy
    • Historiador e Professor da Universidade de York
  • Carole Boyce-Davies
    • Cornell University

Moderador: Nilma Lino Gomes • Professora Titular da FAE-UFMG e Ex-Ministra das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos

16h – 17h

Cerimônia de encerramento
  • Kiwonghi Bizawu
    • Pró-Reitor de Pós-Graduação e Representante da Escola de Direito Dom Helder
  • Ali Moussa-Iye
    • Coordenador do Projeto do Volume IX da HGA e Chefe do Setor de História e Memória para o Diálogo da UNESCO
  • Augustin Holl
    • Historiador, Arqueólogo, Vice-Presidente da Université de Paris Ouest Nanterre-La Défense e Presidente do Comitê Científico Internacional do Volume IX da História Geral da África

17h

Exibição do documentário sobre HGA, realizado por Zeinab Badawi

18h

Coquetel

27 DE MARÇO, QUARTA-FEIRA

9h – 13h30

Sessão Privada do Comitê Científico Internacional
Debate sobre a estratégia de comunicação e popularização dos novos volumes

CONFERENCISTAS

MME VANICLÉIA SILVA SANTOS

Mme Vanicléia SILVA SANTOS, Brasil, Professora Associada da Universidade Federal de de Minas Gerais. Leciona História Africana. Coordena projetos internacionais com universidades africanas, como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau e com a Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido pesquisas sobre a cultura material africana na África e na diáspora africana. Recentemente editou três obras sobre esse tema.



MME YOLANDA WOOD

Mme Yolanda Wood, Cuba, pesquisadora historiadora de arte, professora na Universidade de Havana e crítica de arte.


VALTER ROBERTO SILVERIO

Valter Roberto SILVERIO, Brasil, Sociólogo, Professor, da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil, Coordenador da edição em português da Coleção da UNESCO História Geral da África.


MME SHEILA WALKER

Mme Sheila Walker, EUA, antropóloga, cineasta e diretora executiva da Afrodiaspora.


MME PINKIE MEKGWE

Mme Pinkie MEKGWE, Botswana, Especialista, Diretora, Chefe de programa do Conselho para o Desenvolvimento ) em estudos de gênero e teoria literária de Relações Internacionais da Universidade de Joanesburgo CODESRIA (da Pesquisa em Ciências Sociais em África.


M. PAUL E. LOVEJOY

M. Paul E. LOVEJOY, Canadá, do projeto da UNESCO Historiador e Professor da Universidade de York, ex-diretor do Instituto Harriet Tubman de Pesquisa sobre migração global dos povos africanos, ex-membro do Comitê Científico Internacional da Rota do Escravo.


M. OLABIYI B. JOSEPH YAI

M. Olabiyi B. Joseph YAI, Benin, lingüista, ex-presidente do Conselho Executivo da UNESCO. Ex-embaixador do Benin para a UNESCO


M. LUÍS KANDJIMBO

M. Luís KANDJIMBO, Angola, crítico literário, diretor jornalista e apresentador de programas de televisão de cooperação cultural no interior da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.


M. ELIKIA MBOKOLO

M. Elikia MBOKOLO, República Democrática do Congo, Historiador, EHESS), em, presidente HGA. Diretor de pesquisa na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris da CSI UP).


M. HILARY MCDONALD BECKLES

M. Hilary McDonald BECKLES, Barbados, historiador, presidente da University of the West Indies, vice-presidente do Comité Científico Internacional do Projecto A Rota do Escravo.


M. DOULAYE KONATE

M. Doulaye KONATE, Maliex-presidente da Universidade de Bamako da Associação de Historiadores Africanos (AHA), arqueólogo, presidente


MME CATHERINE COQUERY-VIDROVITCH

Mme Catherine COQUERY-VIDROVITCH, França, Professora Historiadora Emérita da Universidade Paris Diderot.


M. AUGUSTIN F.C. HOLL

M. Augustin F.C. HOLL, Camarões, historiador, arqueólogo, vice-presidente da Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense, pesquisador associado ao Museu Field de História Natural, em Chicago.


ALI-MOUSSA AYE

Head of Division of Cultural Policies and Intercultural Dialogue, UNESCO Paris


FARANIRINA RAJOANAH

Historiadora, professora da Universidade Paris Diderot (Paris 7) e membro do Laboratório SEDET (Sociedades em Desenvolvimento, Estudos Transdisciplinares). Ela lecionou na Universidade de Antananarivo de 1972 a 1999. Sua pesquisa se concentra em Madagascar e particularmente cidades do século XX, com centros de interesse, sociedades, culturas e construções nacionais. Ela recentemente dirigiu Madagascar e África.


M. ASHAN LI

M. Ashan LI, China, historiador, diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de Pequim, presidente da Sociedade Chinesa de Estudos Históricos da África e vice-presidente da Associação Chinesa de Estudos Africanos.


MARTIAL ZÉ BILINGA

Consultor





Redação DomTotal

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Instituições Conveniadas