Meio Ambiente

05/04/2019 | domtotal.com

Turbinas eólicas causam câncer, diz Donald Trump

Trump debocha em seus comícios da energia eólica, que respondeu por 6% da geração de eletricidade nos Estados Unidos em 2016.

Trump nunca foi discreto ao dizer que não gosta das turbinas eólicas.
Trump nunca foi discreto ao dizer que não gosta das turbinas eólicas. (Yasuyoshi Chiba/AFP)

O presidente americano, Donald Trump, nunca foi discreto ao dizer que não gosta das turbinas eólicas. Mas ao sugerir, esta semana, que o ruído produzidos por elas causa câncer, ele causou espanto tanto em adversários quanto em aliados.

"É uma colocação idiota", disse, taxativa, nesta quinta-feira (4) a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, fazendo eco a uma avaliação feita mais cedo pelo senador republicano Chuck Grassley.

Ao discursar em recente evento republicano para arrecadação de fundos, em Washington, o presidente americano - que costuma questionar as evidências científicas sobre o aquecimento global - fez um duro ataque às turbinas eólicas, as quais ele chamou de "moinhos de vento".

"Dizem que o barulho causa câncer", disse Trump à plateia, uma tese não apoiada em pesquisas científicas.

Firme apoiador da indústria do carvão, Trump debocha em seus comícios da energia eólica, que respondeu por 6% da geração de eletricidade nos Estados Unidos em 2016, segundo o Departamento de Energia.

"Eu adoraria ver um programa hoje, querida", disse Trump na semana passada, durante evento em Michigan, provocando risos nos presentes. Mas, "o vento não soprou em três dias".

"Por favor, querido, diga ao vento para soprar", emendou.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas