Mundo

14/04/2019 | domtotal.com

Fonte de informações populares, redes sociais são pouco confiáveis, diz pesquisa

52% dos americanos e 48% dos canadenses dizem acompanhar as notícias em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

52% dos americanos e 48% dos canadenses dizem acompanhar as notícias em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.
52% dos americanos e 48% dos canadenses dizem acompanhar as notícias em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. (FirmBee/ Pixabay)

Quase metade dos americanos e dos canadenses se informam da atualidade através das redes sociais, mas muitos deles não confiam nessa fonte de notícias, segundo pesquisa.

De acordo com a pesquisa realizada pela Maru/Matchbox, 52% dos americanos e 48% dos canadenses dizem acompanhar as notícias em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Nos Estados Unidos, somente a televisão (64%) e os portais de notícias (49%) superam as redes sociais como fontes de informação.

Apesar desses dados, apenas 43% dos entrevistados consideram confiáveis as redes sociais nos Estados Unidos, em comparação com 80% que confiam nos meios de comunicação tradicionais, como o rádio e os jornais.

No Canadá, a confiança nas redes sociais é ainda mais baixa: só 32% dos entrevistados as consideram confiáveis.

Entre as notícias compartilhadas nas redes, aquelas relacionadas com a política são as que têm maior probabilidade de conter informações inexatas, segundo os participantes da pesquisa.

Nos Estados Unidos, 84% estão preocupados com as notícias falsas perante as eleições presidenciais de 2020, mas a metade dos entrevistados confiava em poder distinguir facilmente as informações falsas das verdadeiras.

"As mídias sociais estão mudando nossas relações com as notícias", diz Sara Cappe, da Maru/Matchbox.

"Embora tenha se tornado uma fonte de notícias habitual (...), as pessoas confiam menos no que encontram ali. A parte positiva é que muita gente se sente mais comprometida com as notícias do que nunca antes".

Foram entrevistados 1.516 canadenses e 1.523 americanos para a pesquisa, encomendada pela Fundação Canadense de Jornalismo, com uma margem de erro de 2,5 pontos.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas