Brasil Cidades

12/04/2019 | domtotal.com

Flor de lótus

As nossas melhores armas, as nossas melhores artimanhas estão conectadas à arte, à cultura, à educação, instrumentos de resistência, de transformação da realidade.

Alguma coisa está fora da ordem, ou pior, muitas coisas estão fora da ordem.
Alguma coisa está fora da ordem, ou pior, muitas coisas estão fora da ordem. (Eleonora Santa Rosa / Arquivo)

Por Eleonora Santa Rosa*

Semana de vendavais, fuzilamentos, agressões de toda a ordem, omissões indecorosas e subtrações. Palavras cada vez mais gastas, surradas pela desmesura dos fatos e tragédias que se desdobram com força avassaladora apontando para baixo e para o cerco sem saída.

Alguma coisa está fora da ordem, ou pior, muitas coisas estão fora da ordem, conseguimos o feito inédito de misturar um pouco do pior de tudo: incompetência, incúria, inépcia, truculência, insolvência de órgãos e instituições, deseducação e insensibilidade social. Lágrimas em cascatas pelos choques cotidianos de perdas irreparáveis soterradas em lama sem fim.

Muito tempo levará a reconstrução do que nem bem se consolidou, sina de país eternamente jovem, irresponsável, fadado ao eterno recomeçar.  No entanto, o peso do estrago, do desmantelamento, das consequências do descalabro da má gestão generalizada, que compromete passado, presente e futuro, já pode ser sentido por todos, indiscriminadamente.

Em meio à balbúrdia congressual, entre ofensas, despautérios e revertérios, cortes, recortes, emendas, segue o solapado país, onde iremos dar? Pergunta de resposta temerosa em vista dos acontecimentos negativos sucessivos. Nada que não possa piorar, segundo observadores mais céticos. Prefiro acreditar que sim, que tudo muda.

As nossas melhores armas, as nossas melhores artimanhas estão conectadas à arte, à cultura, à educação, instrumentos de resistência, de transformação da realidade, de libertação da ignorância e da iniquidade, de transmutação da energia do medo, da superação da política do degredo, da construção de uma civilização tributária de valores perenes, de gente solidária, ética, digna, defensora dos direitos humanos, da inteligência, da livre criação, da distribuição de renda, da cultura da paz, dos direitos individuais, sexuais e de crença.

Que emerja o outro Brasil, tal qual uma flor de lótus.

*jornalista

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas