Meio Ambiente

25/04/2019 | domtotal.com

Ar de boa qualidade para refletir e meditar

É preciso refletir sobre a qualidade do ar que respiramos em ambientes abertos e fechados.

Não se pode esquecer: o ar é essencial à vida, e tudo é ar!
Não se pode esquecer: o ar é essencial à vida, e tudo é ar! (StockSnap/ Pixabay)

Por Edson Roberto Siqueira Jr.*

Respire e perceba o fluxo de ar entrar pelas narinas. Sinta o quanto é essencial à vida o elemento que entra no corpo ao ponto de lhe aumentar o volume. Inspire e, sem notar, o oxigênio vai percorrer o corpo servindo à cada sistema. No expirar, também inadvertido, a troca de gases elimina toxinas e produz energia. Tudo essencial à vida!

Note como reter a atenção na respiração pode trazer calma e paz. Medite sobre o que é essencial e sua qualidade de vida. Aproveite para respirar.

Enquanto respira, lembre-se que os filósofos da phisys buscavam explicar o mundo a partir dos elementos da natureza e, dessa maneira, o ar foi o ponto central do pensamento de Anaxímenes ao afirmar que o ar, ele mesmo, era o princípio de todas as coisas.

Provavelmente em razão da respiração com o movimento de entrada e saída de ar de dentro do corpo, afirmava que a alma é composta por ele. Não se pode esquecer: o ar é essencial à vida, e tudo é ar!

Entretanto, diferente de Anaxímenes e da meditação, não se costuma reter a atenção naquilo que quase sempre não é visível aos olhos, ou não está entre as prioridades da frenética cotidianidade. Deixa-se de lado o que é indispensável.

Não há quem, enquanto dirige, pense sobre o ar que o rodeia e quanto sua qualidade é importante. Da mesma forma, não faz parte da preocupação da maioria dos leitores deste artigo, em qualquer momento do dia, a qualidade daquilo que entra no corpo e, para parte da filosofia pré-socrática, compunha a alma.

É preciso refletir sobre a qualidade do ar que respiramos em ambientes abertos e fechados. Sobre a qualidade do ar nos hospitais com seus sistemas de resfriamento num local potencialmente contaminado, nas bibliotecas cheias de livros, no trânsito e o impacto que os catalisadores têm na qualidade do ar, dentro das casas, nos parques ou em cinemas.

Pensar no que se respira é refletir sobre a vida e o que a rodeia. É tratar com o que é essencial, apesar de não ser visível. É voltar a atenção para a saúde. É meditar e acalmar a alma, é a alma.

 Reflita, medite, respire o ar a sua volta para a saúde e a paz!

*Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara, pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET, professor de Teoria Geral do Estado na Faculdade do Futuro e Direito Tributário na Fadileste.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas