ESDHC

03/05/2019 | domtotal.com

Responsabilidade civil é tema seminário e debates na Dom Helder

Evento de dois dias reuniu especialistas de diversas áreas do Direito, que abordaram limites e parâmetros da legislação atual sobre o tema.

Professores Marcelo Kokke, Daniela Lara Martins, Rodrigo Araújo Ribeiro, Terence Trennepohl e Tarcísio Maciel Chaves.
Professores Marcelo Kokke, Daniela Lara Martins, Rodrigo Araújo Ribeiro, Terence Trennepohl e Tarcísio Maciel Chaves. Foto (Patrícia Azevedo/Dom Total)
Professor Tarcísio Maciel ministra palestra sobre responsabilidade penal e minorias.
Professor Tarcísio Maciel ministra palestra sobre responsabilidade penal e minorias. Foto (Patrícia Azevedo/Dom Total)
Seminário é promovido pela Escola da AGU em parceria com a Dom Helder.
Seminário é promovido pela Escola da AGU em parceria com a Dom Helder. Foto (Patrícia Azevedo/Dom Total)
Gilmar Pereira, professor da Dom Helder e mestre de cerimônia do evento.
Gilmar Pereira, professor da Dom Helder e mestre de cerimônia do evento. Foto (Patrícia Azevedo/Dom Total)
Professores Tarcísio Maciel Chaves, Daniela Lara Martins, Terence Trennepohl e Marcelo Kokke.
Professores Tarcísio Maciel Chaves, Daniela Lara Martins, Terence Trennepohl e Marcelo Kokke. Foto (Patrícia Azevedo/Dom Total)

Após uma intensa rodada de debates na Escola de Advocacia-Geral da União (AGU), a Dom Helder Escola de Direito sediou, nesta sexta (3), o segundo dia do seminário "Responsabilidade civil em suas múltiplas facetas". O objetivo do evento foi abordar os lastros que vinculam a responsabilidade civil a múltiplos ramos jurídicos. Direito Ambiental, Civil, Penal, Minerário, Empresarial, Tributário, Urbanístico e Gestão Pública foram abordados nos debates. Durante o evento foi assinado um acordo de cooperação entre a Dom Helder e a AGU.

“São temas que têm alta probabilidade de não serem vistos com profundidade pelos acadêmicos ao longo da vida curricular, porque são únicos, específicos e um tanto polêmicos. Exigem um grau de aprofundamento muito grande. Portanto, este seminário foi pensado para enriquecer tanto os que ainda estão na faculdade como os profissionais, advogados, juízes e membros do Ministério Público aqui presentes”, afirmou Marcelo Kokke, professor da Dom Helder e procurador federal da AGU, na sexta-feira (3).

Também participaram da mesa solene o procurador federal Rodrigo Araújo Ribeiro, coordenador da Escola da AGU, e os professores Tarcísio Maciel Chaves, da Dom Helder, Terence Trennepohl, docente visitante na Universidade de Londres, e Daniela Lara Martins, do Centro Universitário UNA.

Minorias e populações tradicionais

O primeiro painel da manhã foi conduzido pela professora Daniela Lara Martins e contou com palestras sobre “Responsabilidade penal e minorias”, ministrada pelo professor Tarcísio Maciel, e “Responsabilidade civil e segurança jurídica: populações tradicionais”, ministrada pelo professor Terence Trennepohl.

Confira a programação completa!


Patrícia Azevedo/Redação Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!


Instituições Conveniadas