Religião

07/05/2019 | domtotal.com

Bispos do Brasil elegem novo secretário da CNBB

Eleito no segundo escrutínio, o sucessor de dom Leonardo Steiner que ocupou o cargo por dois quadriênios, é natural do Rio de Janeiro: "Na comunhão com dom Walmor, sim, aceito!"

Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.
Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro. (CNBB)

Foi eleito, na manhã desta terça-feira, 7  de maio, como o novo secretário-geral da Conferência Nacional dos dos  Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio  de Janeiro. Eleito no segundo escrutínio, o sucessor de dom Leonardo  Steiner, que ocupou o cargo por dois quadriênios, é natural do Rio de  Janeiro.

Ele aceitou a eleição e disse: “Na comunhão com dom Walmor, dom Jaime e dom Mário, a minha resposta é sim!”.

Dados biográficos

Nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de  São Sebastião do Rio de Janeiro pelo papa Francisco em 7 de dezembro  2016, o monsenhor Joel Portella Amado, até então professor do  departamento de Teologia da PUC-Rio, foi ordenado no dia 28 de janeiro  2017, na catedral metropolitana do Rio.

Monsenhor Joel Portella, de 65 anos,  nasceu em 2 de outubro de 1954. O religioso possui graduação em Direito  pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977). Atualmente, é  professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem  experiência na área de Teologia, com ênfase em Antropologia Teológica e  Teologia Pastoral, atuando principalmente nos seguintes temas:  evangelização, inculturação, pastoral urbana, teologia e urbanização.

Formação sacerdotal e atuação como bispo

Ele estudou Filosofia no Instituto  Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade  Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde também fez mestrado e  doutorado em Teologia Pastoral. Também estudou Direito na Universidade  Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Foi ordenado sacerdote em 12 de outubro  de 1982 e desempenhou diversas funções na Arquidiocese do Rio, como  pároco, professor e acadêmico. Atualmente, é vigário-geral; coordenador  arquidiocesano de Pastoral; pároco da Catedral Metropolitana; membro do  Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; professor da PUC;  diretor administrativo do Museu de Arte Sacra; diretor do Arquivo  Arquidiocesano; responsável pelos textos litúrgicos da Comissão de  Pastoral litúrgica e arquivista do Cabido Metropolitano.

Em 2007, participou da 5ª Conferência  Geral do Episcopado Latino-Americano em Aparecida como  assessor-delegado; em 2008 se tornou capelão de Sua Santidade e, em 2013,  foi secretário-executivo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de  Janeiro.

Foi membro do Instituto Nacional de  Pastoral (2008 – 2012); membro da equipe de reflexão teológico-pastoral  do CELAM (2014 – 2016); membro do Cabido Metropolitano e nomeado capelão  de Sua Santidade, pelo Santo Padre Bento XVI. Foi membro da Academia  Luso-Brasileira de Letras. (2014 – 2016); Atualmente é professor no  Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e também integrou a  comissão de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja  no Brasil da CNBB.

Dom Joel foi nomeado, em 6 de outubro de 2018, como consultor para o dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, do Vaticano.


CNBBB

Redação DomTotal

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas