Cultura

16/06/2019 | domtotal.com

Espetáculo 'Nuvens de Barro' será apresentado no hall do Palácio das Artes

Montagem é inspirada no universo do poeta Manoel de Barros.

Na coreografia, os bailarinos permitem ser permeados por um universo lírico.
Na coreografia, os bailarinos permitem ser permeados por um universo lírico. (Divulgação.)

Para difundir a linguagem da dança contemporânea a diferentes públicos, a Fundação Clóvis Salgado realiza uma programação especial com a Cia. de Dança Palácio das Artes. Tendo o hall de entrada do Palácio das Artes como palco, a CDPA vai interpretar trechos do espetáculo Nuvens de Barro, coreografia que entrou para o repertório da Cia. em 2016 e que é inspirada no universo fantástico de Manoel de Barros.

Segundo o diretor artístico da Cia. de Dança Palácio das Artes, a possibilidade de apresentar trechos do espetáculo em diferentes espaços permite uma proximidade maior com o público. “Nuvens de Barro é uma coreografia lúdica e muito bonita. Já apresentamos essa montagem no Grande Teatro e no Teatro João Ceschiatti. Estar no hall do Palácio das Artes, divulgando o nosso trabalho para um público espontâneo também é uma grande possibilidade de atingir mais pessoas por meio da dança”, destaca.

Com direção coreográfica de Fernando Martins e direção cênica de Joaquim Elias e Fernando Martins, Nuvens de Barro é uma coreografia criada de maneira colaborativa entre os bailarinos da Cia. Inspirados pelas metáforas de Manoel de Barros em que coisas se humanizam e pessoas se coisificam, os bailarinos passaram a identificar e criar movimentos que refletissem o imaginário poético da obra.

Desse processo, surgiu uma coreografia inventiva e inventada, em que os bailarinos permitem ser permeados por um universo lírico e ocupam outros corpos, criando algo híbrido, mutável. Ora transformam-se em peixes dançarinos, ora em pedras que se tornam pássaros; que se tornam homens. Elementos cênicos como maçãs e plantas ganham vida e se transformam em novos objetos – ou corpos –, que também interagem com os bailarinos.


Vítor Cruz e Carol Marques

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!


Instituições Conveniadas