Direito

11/06/2019 | domtotal.com

Ranking destaca curso de Direito da Dom Helder como o melhor de Minas e 2º do Brasil

Alunos e professores destacam excelência do ensino e constante busca pelo aprimoramento da instituição.

Turma do Direito Integral, 100% na OAB, cola grau na Dom Helder Escola de Direito
Turma do Direito Integral, 100% na OAB, cola grau na Dom Helder Escola de Direito (Thiago Ventura/ Dom Total)

Redação Dom Total*

Pesquisa recém-publicada pela empresa Catho Educação sobre a qualidade de cursos de Direito no país coloca a Escola Superior Dom Helder Câmara entre as melhores do país, entre universidades públicas e privadas. O ranking analisa a opinião de estudantes e profissionais do Direito, considerando o impacto que a formação jurídica tem para o mercado de trabalho e para o exercício profissional.

Na opinião de milhares de alunos e ex-alunos entrevistados, a Escola Superior Dom Helder Câmara teve a segunda melhor avaliação do país, entre as escolas pesquisadas. Em Minas Gerais, a instituição foi a mais bem avaliada, de acordo com os entrevistados. O curso de Direito da Dom Helder e os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação da EMGE obtiveram conceito máximo em todas as avaliações do MEC.

Professor de Direito Civil há 16 anos, Humberto Gomes Macedo ressalta a seriedade com que a Dom Helder mantém sua proposta, desde o início do projeto, quando teve sua primeira sede na Rua da Bahia: “A Dom Helder é uma faculdade que sempre vimos como muito concisa, mesmo que muito pequena em seu surgimento”, aponta.

O professor lembra que, mesmo antes de se tornar docente da casa, ouvia de amigos que estudavam na instituição sobre o potencial de crescimento da Dom Helder. “Na minha advocacia, tanto pública quanto particular, e também, é claro, como professor, acompanhei muito o crescimento dos estagiários que passavam pela instituição e conseguíamos ver um desenvolvimento exponencial”, destaca Macedo.

Aluna do 10º período de Direito e formada em Gestão de Recursos Humanos, Iara Oxaina se diz orgulhosa de ser aluna e fazer parte da instituição que escolheu por causa da estrutura diferenciada e da proposta de ensino. “Fiquei muito satisfeita ao ver que o ranking é nacional e feito por alunos”, diz, acrescentando que considera o resultado “muito merecido porque a estrutura é indescritível”. “Tenho outra formação, já estive em outras faculdades, mas não são iguais. Aqui, a faculdade pensa nos alunos, nos funcionários, a cada semestre se preocupa em melhorar a estrutura, os profissionais, promove palestras, congressos, traz profissionais de fora para a gente conhecer mais sobre a área jurídica e outras áreas também”, defende.

Maria Flávia Máximo, professora na Dom Helder há 11 anos, afirma se sentir privilegiada de fazer parte da “família Dom Helder”, instituição em que cursou o mestrado, é aluna do doutorado e leciona Ética Profissional. “Formamos na Dom Helder grandes operadores da carreira judiciária”, ressalta ela, atribuindo o ótimo resultado à “pedagogia, à qualidade do ensino, à responsabilidade dos gestores, ao compromisso dos professores, ao investimento que a instituição faz em seu corpo docente e discente”.

O reitor da Dom Helder, Paulo Stumpf SJ, destaca a importância da Pedagogia de Santo Inácio de Loyola (Pedagogia Inaciana), fundamentada no magis, princípio de busca permanente de se fazer e ser o melhor sempre e em tudo. A busca do máximo em qualidade é uma atitude fundamental que orienta todas as atividades acadêmicas e inspira a todos os integrantes da comunidade universitária a dignidade humana, a valores éticos e de cidadania. Inspira a contribuírem para uma sociedade mais fraterna e solidária. Fiel a este princípio, Stumpf acredita que o reconhecimento reflete este constante esforço para aprimorar a qualidade de ensino, seja nos cursos de Direito da Dom Helder ou nos de Engenharia Civil e Ciência da Computação oferecidos pela EMGE.

Em Minas Gerais, a Escola de Direito Dom Helder é uma das três instituições que têm mestrado e doutorado em Direito. É a única do Brasil que tem doutorado na área de concentração Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. A graduação em Direito está entre os cursos de Minas Gerais que mais aprovam no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo que a aprovação dos alunos de seu curso de Direito Integral neste exame é de 100%.

O professor Humberto Macedo destaca que a inclusão da pauta de meio ambiente no curso de Direito foi responsável por um grande salto para o crescimento da instituição que, ganhou força baseado em “um ideal ético e sustentável”.

Para Leonardo Vidigal, professor de Direito Civil e Direito das Obrigações na Dom Helder há 16 anos, o aperfeiçoamento da instituição é contínuo e diversificado em toda a sua extensão, e proporciona aos alunos experiências únicas: 

“Vejo a evolução da Dom Helder a cada dia. O reitor Paulo Stumpf é uma pessoa excepcional, cuidando do projeto com zelo e competência muito grandes”, afirma. Ele enumera diferenciais da Dom Helder, citando a biblioteca muito bem equipada e a possibilidade de os alunos participarem de projetos de pesquisa, concorrerem a viagens e várias outras atividades de incentivo e estímulo ao aprendizado. “O corpo docente é também um grande identificador, com professores de vários ramos do Direito, como advogados, juízes, promotores e delegados. O aluno tem aula com pessoas que têm vivencias profissionais diversas”.

A Escola Superior Dom Helder Câmara e a Escola de Engenharia de Minas Gerais, duas instituições ligadas à Companhia de Jesus (Ordem Religiosa dos Jesuítas), além de se pautarem pela longa tradição jesuíta de ensino de quase 500 anos, buscam, ao mesmo tempo, inovação tecnológica permanente, tanto em instrumentos didáticos, como em metodologia de ensino-aprendizagem. 

Segundo seu reitor, estas instituições procuram também promover um ensino de qualidade e de inclusão social, o que pode ser comprovado pela concessão de bolsas de estudo que, em 2018, ultrapassaram o valor de R$ 800 mil por mês.

* Apuração de Larissa Troian e Patrícia Azevedo, edição de Pablo Pires Fernandes.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Mais Lidas
Instituições Conveniadas