Religião

24/06/2019 | domtotal.com

Igreja celebra natividade de são João Batista

Primo de Jesus, João anunciou a vinda do Messias e sua devoção acabou ganhando popularidade entre o povo católico.

São João Batista, o profeta do Altíssimo, é celebrada neste dia 24 de junho.
São João Batista, o profeta do Altíssimo, é celebrada neste dia 24 de junho. (Reprodução/ PSJB Pascom)

No dia 24 de junho, a Igreja celebra a solenidade litúrgica do nascimento de João Batista. Segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, João Batista e a Virgem Maria são os únicos em que a liturgia lembra o nascimento. “Os demais santos são comemorados no dia da morte, portanto, João é comemorado duas vezes: no nascimento e no seu martírio, celebrado em 29 de agosto”, explica o arcebispo.

Dom Orani afirma que João Batista é o “profeta do Altíssimo” e diz que o seu modo de viver lembra Elias, o profeta que vivia no deserto, impelido pelo Espírito. “Aliás, no evangelho de Lucas, o anjo anuncia que João andará no espírito de Elias, o mais típico ‘homem de Deus’ do Antigo Testamento”, salienta.

João, conforme dom Orani, é testemunha da Luz, sobretudo por ter apontado Cristo no meio da humanidade. O bispo conta que ele encarna a plenitude do Antigo Testamento e a preparação para o Evangelho. E teve a graça de batizar o próprio Cristo, marcando o início da missão do divino Salvador.

Para dom Orani, esse privilégio litúrgico se deve à grandeza da missão do Batista. “Ele é o precursor do Messias, aquele que foi enviado para preparar os caminhos do Senhor. É testemunha da luz por ter apontado Cristo no meio da humanidade”, aponta.

Nos evangelhos, várias passagens ressaltam a pessoa e a missão do Batista. Segundo dom Orani, João Batista nos convida a mudarmos de vida, a levarmos a virtude da esperança cristã a todos os que vivem desesperançados, a direcioná-la conforme os valores do Reino de Deus. O cardeal reitera ainda que a mensagem de são João Batista se faz atual. “Ela convida todos a se empenharem na construção de uma nova sociedade, sem violência, sem miséria, uma sociedade que ofereça condições de vida digna para todos”, diz.

A festa do nascimento de são João Batista, além de se inserir nas tradicionais festas juninas com seu folclore e tradição é também, segundo dom Orani, um momento para fazer o anúncio de Jesus Cristo, e, assim, preparar os caminhos do Senhor nos corações das pessoas. “Celebrando a festa de são João Batista, rogamos que sua proteção se faça constante e sua mensagem sempre nos interpele para a construção de uma sociedade cada vez mais alegre e bonita. Para a construção de uma sociedade cada vez mais cheia de vida e de esperança cristã, marcada pelos valores do Evangelho de Jesus Cristo, de quem João Batista foi o precursor!”, finaliza dom Orani.


CNBB

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas