ESDHC

27/06/2019 | domtotal.com

Alunos da Dom Helder e da EMGE embarcam para intercâmbio cultural no Líbano

Atividade é fruto de convênio firmado em março deste ano.

Campus da Usek, em Kaslik.
Campus da Usek, em Kaslik. (Usek)

Cinco estudantes da Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC) e da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) embarcam, nesta quinta-feira (27), para intercâmbio cultural na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), no Líbano. O grupo será acompanhado pelos professores Aline Oliveira e Gilmar Rosa, da EMGE. Todos ficarão alojados nas dependências da Usek, em Kaslik, cidade localizada na província do Monte Líbano, a 17,5 quilômetros ao norte de Beirute.

As aulas terão início na segunda-feira (30), contemplando temas contemporâneos do oriente médio, introdução ao estudo da língua árabe e aspectos da cultura libanesa, como a dança e o folclore tradicional. “Além da experiência pessoal de aprender um novo idioma e ter uma experiência totalmente nova, em um país com diferentes costumes, nós também vamos conhecer a instituição, observar e aprender novas metodologias de ensino e pedagogia para trazer para a nossa universidade”, explicou a professora Aline Oliveira em entrevista à Agência de Notícias Brasil-Árabe.

O intercâmbio contará ainda com atividades de lazer e visitas a locais históricos e arqueológicos. O encerramento será no dia 13 de julho. A estudante Pâmela, que cursa o 8º período de Direito na Dom Helder, compartilhou as suas expectativas em vídeo produzido pelo Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) Dom Helder e EMGE. “Acredito que tanto a experiência dentro da faculdade como nas cidades próximas e a convivência com a sociedade vão afetar a forma como vemos as diversidades dentro do meu país”, afirmou Pâmela.

Confira o vídeo completo:

Convênio

O intercâmbio com a Usek é fruto de convênio assinado em março deste ano, quando o escritor e professor Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, ministrou aula-magna na Dom Helder e na EMGE. Saiba mais!


EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!


Instituições Conveniadas