Religião

11/07/2019 | domtotal.com

Amante da justiça verdadeira

Segundo santo Afonso, 'a caridade é aquele tesouro infinito que nos faz amigos de Deus'.

Nascido numa família nobre de Nápoles, Afonso de Ligório teve uma brilhante carreira em direito antes de ser ordenado padre.
Nascido numa família nobre de Nápoles, Afonso de Ligório teve uma brilhante carreira em direito antes de ser ordenado padre. (Divulgação)

Por Geovane Saraiva*

A Paróquia de Santo Afonso, neste ano de 2019, ao festejar seu padroeiro, de 1° a 11 de agosto, nos coloca diante do tema “Santo Afonso, amante da justiça verdadeira’’. O convite quem nos faz é Deus, para exercitarmos a generosidade, a doação e a caridade, através de Afonso Maria de Ligório, que nos assegura: "A caridade é aquele tesouro infinito que nos faz amigos de Deus".

Por intermédio de santo Afonso, que Deus nos ajude a descer do contraditório chão da realidade, no qual estamos inseridos, apesar de nossas dúvidas, mas sensibilizados e numa grande vontade de acordar do sono, diante de vendavais e tempestades da vida. Nada de medo, pensamentos negativos ou naufrágios. O mesmo Deus, descido das estrelas – linguajar de santo Afonso –, quer mais e mais caminhar conosco e solucionar todos os nossos problemas.

Leva-se em conta a decisão na assembleia paroquial do ano em curso, a qual deliberou os trabalhos pastorais de nossa comunidade: de não nos afastarmos do objetivo de conhecer e amar a figura do nosso querido padroeiro, santo Afonso Maria de Ligório. Tendo por base tal objetivo, elaborou-se o assunto geral da festa e os temas para cada dia, a partir da ladainha de nosso glorioso padroeiro.

Diante dos temas, temos o desafio de desenvolvê-los, cada dia, na liturgia, durante os festejos, voltando-nos para santo Afonso Maria de Ligório, no seu elevado espírito eclesial, grande missionário e fiel devoto da Mãe de Deus, indo ao encontro do essencial à vida cristã, certos de que Deus nos criou por amor.

Saibamos, pois, aprender com a simplicidade do nosso padroeiro, que, no testemunho de vida e no seguimento de Jesus de Nazaré, nos ensina que não existem pessoas fracas e fortes espiritualmente, mas, sim, pessoas de oração e as que se afastam da oração; as que rezam e as que não rezam. Assim seja!

*Geovane Saraiva é padre, jornalista, colunista e pároco de Santo Afonso, Parquelândia, Fortaleza-CE. Da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza geovanesaraiva@gmail.com.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas