Mundo

15/07/2019 | domtotal.com

Monique e Pierre na beira do mediterrâneo

Estar em um jantar à beira do Mediterrâneo com Monique e Pierre num pôr de sol quase às dez e meia da noite foi o primeiro grande presente sexagenário que recebi.

Estar em um jantar à beira do Mediterrâneo com Monique e Pierre num pôr de sol quase às dez e meia da noite foi o primeiro grande presente sexagenário que recebi.
Estar em um jantar à beira do Mediterrâneo com Monique e Pierre num pôr de sol quase às dez e meia da noite foi o primeiro grande presente sexagenário que recebi. (bngdesigns/Pixabay)

Por Ricardo Soares*

De fato não há idade para quem preza a felicidade. É o caso de Monique e Pierre, casal de parisienses, que bem além dos 80 anos adotou a Córsega como segundo lar. Aqui passam parte do ano a distribuir simpatia desde o condomínio "Marine di soleil" em Saint Florent do qual desfrutam há várias décadas.

Monique e Pierre estão juntos há quase 60 anos e apesar disso vê-se que ainda trocam olhares carinhosos e cúmplices o que nos torna felizes espectadores dessa ternura e retiram qualquer baixo astral por perto. Eu os conheci por conta da amizade que tem com Rosane e François os amigos que aqui me hospedam e também amam Monique e Pierre que são para mim uma lição de vida, com o perdão do lugar comum. Me explico: recém chegado aos 60, cheio de amargurinhas e preocupações, Pierre me diz que sou um jovem, lembra que usou bigode à la Errol Flynn até os 60 anos e se espanta com o meu número de casamentos e separações pois dá a nítida impressão de ser o homem de uma mulher só e com muito orgulho.

Seu olhar transmite doçura não só porque pagou gentilmente com Monique a conta do jantar, um "repas" maravilhoso com direito a aperitivo, excelente vinho tinto, sobremesa e digestivo. O casal cultiva o prazer do "partagez" compartilhando os bons momentos, buscando assuntos alvissareiros e se referindo ao passado sem amargura mas com um tom poeticamente contemplativo, sem dor.

Estar em um jantar à beira do Mediterrâneo com Monique e Pierre num pôr de sol quase às dez e meia da noite foi o primeiro grande presente sexagenário que recebi. Significativo, marcante, puro "savoir faire" francês que espero ser o caminho da vida daqui por diante. Afinal ainda tenho muito a aprender. Eu, um velhinho aos 60, aprendiz de jovens na faixa dos 90 como Monique e Pierre.

*Ricardo Soares é diretor de tv, roteirista, escritor e jornalista.Publicou 8 livros, dirigiu 12 documentários.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas