Economia

16/07/2019 | domtotal.com

Presidente da CCJ prevê 60 dias de tramitação para Previdência no Senado

A parlamentar disse esperar que a PEC da reforma fique na CCJ por entre três semanas e um mês e depois siga para o plenário da Casa, onde precisa dos votos de 49 dos 81 senadores em dois turnos de votação.

'Quanto mais se debater na CCJ, mais rápido se aprova em plenário. As dúvidas são dirimidas mais facilmente', disse a senadora.
'Quanto mais se debater na CCJ, mais rápido se aprova em plenário. As dúvidas são dirimidas mais facilmente', disse a senadora. (Pedro França/Agência Senado)

Por Eduardo Simões

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência deve tramitar por 60 dias no Senado, previu a senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, primeira parada da reforma após a conclusão de sua aprovação pela Câmara.

A parlamentar disse esperar que a PEC da reforma fique na CCJ por entre três semanas e um mês e depois siga para o plenário da Casa, onde precisa dos votos de 49 dos 81 senadores em dois turnos de votação. Ela também estimou, de acordo com a Agência Senado, que a reforma seja promulgada na primeira semana de outubro.

"Eu acho que de três semanas a um mês é um tempo razoável na CCJ e 15 dias no plenário. Quanto mais se debater na CCJ, mais rápido se aprova em plenário. As dúvidas são dirimidas mais facilmente", disse a senadora, de acordo com a Agência Senado.

Apesar da estimativa da presidente da CCJ, algumas lideranças afirmam ser possível concluir a análise da PEC em setembro.

A proposta, aprovada em primeiro turno na Câmara na semana passada, ainda precisa passar por uma segunda rodada de votação entre os deputados antes de ser encaminhada ao Senado, o que deve acontecer no dia 6 de agosto.

Tebet disse que a reforma terá a celeridade possível no Senado após chegar da Câmara.

"O presidente (do Senado, Davi Alcolumbre,) quer surpreender positivamente o país com uma tramitação rápida, célere. A rapidez é importante, sem menosprezar os ritos regimentais", disse ela.


Reuters

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas