Economia

17/07/2019 | domtotal.com

Presidente diz que governo oficializará liberação de saques do FGTS nesta semana

Presidente confirmou na Argentina intenção do governo de autorizar saques de contas ativas do FGTS e do PIS-Pasep.

Estímulo não deve dobrar o Produto Interno Bruto (PIB), mas pode melhorar o crescimento
Estímulo não deve dobrar o Produto Interno Bruto (PIB), mas pode melhorar o crescimento (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (17) que o anúncio para liberação do FGTS e do PIS/Pasep deve ocorrer esta semana. A medida é praticamente a mesma adotada pelo ex-presidente Michel Temer. Ele frisou que isso representaria "uma pequena injeção na economia" e ressaltou que a atividade já começa a dar sinais de recuperação, "pelos sinais positivos (no geral) e em especial também pelos sinais que estão vindo do Parlamento".

Leia também:

Bolsonaro afirmou ainda que o governo quer fazer uma reforma dos tributos federais e que deseja que a tabela de Imposto de Renda esteja, no máximo, em 25%. "E nós queremos ano a ano diminuir a nossa carga tributária", apontou.

A liberação parcial de saques das contas ativas será feita num contexto melhor que em 2017, na opinião do presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra. O estímulo, segundo Terra, não deve dobrar o Produto Interno Bruto (PIB), mas pode melhorar o crescimento.

"Seria o remédio certo na hora certa", afirma. Para Terra, o problema dos recursos liberados das contas inativas do FGTS em 2017 é que não houve uma sequência de estímulos. Naquele ano, foram resgatados R$ 44 bilhões e o PIB encerrou em alta de 1,0%.

Por enquanto, o governo tem feito contínuas revisões para baixo sobre o crescimento da economia neste ano, com a última delas indicando uma alta de 0,81% do PIB. Segundo Terra, os saques do FGTS devem dar tração à economia, já que o pacote de reformas, na sua opinião, cria um ambiente favorável. Ele ressalta, porém, que, passada mais da metade do ano, a meta do governo deve ser colocar a economia em ritmo de crescimento acelerado para 2020.



Agência Estado/Redação

TAGS


EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.

Comentários