Brasil Cidades

08/08/2019 | domtotal.com

Urgências

Urge, pois administrar melhor e lindamente urgências num país que precisa urgentemente retomar seus trilhos desbeiçados.

As urgências nos dão urticárias, intestinos presos, ansiedades, taquicardias, problemas cardíacos, diabetes, terçóis, fadigas.
As urgências nos dão urticárias, intestinos presos, ansiedades, taquicardias, problemas cardíacos, diabetes, terçóis, fadigas. (Pixabay)

Por Ricardo Soares*

Cada vez mais respeito e tenho admiração com aqueles que conseguem lidar bem com as urgências. Desde as urgências de amar, dar contas de recados, cumprir deveres, garantir direitos, não esquecer nenhum item da compra nos supermercados, trocar óleo dos carros, fraldas dos meninos, pneus daqueles que furam sozinhos.

As urgências nos dão urticárias, intestinos presos, ansiedades, taquicardias, problemas cardíacos, diabetes, terçóis, fadigas. São elas que nos prostram e nos põem na lona quando todos os dias, no balanço dos fins das horas, quando buscamos o sono, percebemos que não damos conta das urgências. Nem das nossas nem daquelas dos que nos cercam mais de perto.

Urge, pois, administrar melhor e lindamente urgências num país que precisa urgentemente retomar seus trilhos desbeiçados por desmandos daqueles que têm urgência em nos dizimar. As minhas urgências me afligem, me coçam os olhos, me põem a cofiar as barbas e a olhar pelas janelinhas do mundo em busca de saídas. Mas onde está a saída diante de tantas urgências?

Sábio, pois, é quem sabe torear suas urgências, se livrar daqueles chifres compridos e pontudos que nos ameaçam todos os dias como um Belzebu de fogo. Por isso, repito, cada dia mais respeito e admiro os bons toureiros de urgências. Os sinais tocam, auto-falantes nos chamam para partidas sem chegadas todas as horas e os que sabem lidar com urgências sempre intuem o momento certo de subir ou descer do trem. Eu ando bastante descarrilhado, por isso, nada sei de lidar sereno com urgências. Assim, imagino, projeto, esculpo num fundo de terreno a figura de um índio velho que pita um cigarro de palha ao lado de uma fogueira e me olha cheio de pena perguntando:

– Onde você vai com tanta pressa ?

*Ricardo Soares é diretor de tv, roteirista,escritor e jornalista. Publicou oito livros, dirigiu 12 documentários.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas