Cultura

17/08/2019 | domtotal.com

Como filme sobre Woodstock marcou a contracultura mundial

O longa usou várias imagens e telas divididas - uma técnica inovadora na época.

Ingresso original do festival de Woodstock, realizado em 1969.
Ingresso original do festival de Woodstock, realizado em 1969. (REUTERS/Eric Thayer)

Por Jill Serjeant

Michael Wadleigh nunca tocou algum instrumento e não é um nome conhecido, mas pode ser a pessoa responsável por garantir o lugar de Woodstock na história como o auge da contracultura da década de 1960.

Leia também:

Wadleigh filmou e dirigiu o documentário ganhador do oscar Woodstock, que conta sobre os três dias de paz e música em uma fazenda de Nova York em 1969, mas seu foco foi bem além de performances no palco.

"O que as pessoas sabem de Woodstock hoje é nosso filme. Elas não conhecem de verdade a realidade de qualquer outro modo a não ser como enquadramos", disse Wadleigh à reportagem.

"Eu acho que fomos bem fieis, mas outro produtor pode ter escolhido filmar todas as músicas de amor e não mergulhar na política. Mas era isso que eu queria fazer", acrescentou.

O documentário de 1970 não era apenas sobre as músicas de protesto. Ele também capturou aulas de ioga, pessoas entrando no lago, jaquetas com franjas, bandanas, crianças nuas, escorregas de lama, anúncios sobre drogas, o espanto dos cidadãos e até banheiros químicos sobrecarregados.

"Conversamos sobre Os Contos de Cantuária. Tentamos traçar perfis de pessoas - o banho nu, o casal na estrada, o cara que estava limpando os banheiros. Ele tinha tanto orgulho do que estava fazendo", disse Wadleigh.

O filme usou várias imagens e telas divididas - uma técnica inovadora na época - e Wadleigh cortou sua versão inicial de quatro horas para três horas e dez minutos.

O Festival de Woodstock aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos.


Reuters

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas