Religião

16/08/2019 | domtotal.com

Filosofia para viver...

É preciso nutrir em nós o amor pela sabedoria, como exercício cotidiano.

A Filosofia pode ser um suporte para o dia a dia, como contribuição para que vivamos com mais lucidez a nossa vida.
A Filosofia pode ser um suporte para o dia a dia, como contribuição para que vivamos com mais lucidez a nossa vida. (Mike Gorrell/ Unsplash)

Por Felipe Magalhães Francisco*

A Filosofia nasceu do espanto diante do existir. Onde houvesse quem levantasse perguntas, ali estava o frescor do surgir filosófico. E cá estamos, com uma história da Filosofia cheia de grandes contribuições, que nos ajudaram (e ajudam!) a que chegássemos até aqui, nessa estatura humana que tende a ser ainda maior, se dermos uma chance para que vivamos com sentido.

Amor pela sabedoria. Não se trata, pois, de um romantismo, mas de uma inclinação à qual somos chamados a dar à nossa vida. A iniciação filosófica não faz mal a ninguém. Muito pelo contrário, se em nossa educação básica a filosofia fosse mais presente, muito do que estamos vivendo em nosso país, atualmente, dar-se-ia de outra forma, mais humanizada, mais crítica. Não espanta, pois, que os autoritários e apegados ao poder a qualquer custo busquem, tão logo podem, perseguir e minar o pensamento crítico.

É preciso nutrir em nós o amor pela sabedoria, como exercício cotidiano. Eis um bom hábito para nossa vida, buscar lidar com o cotidiano de forma responsável, reflexiva, evitando uma atitude tarefeira. A Filosofia pode ser um suporte para o dia a dia, como contribuição para que vivamos com mais lucidez a nossa vida.

Há também o esforço de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao labor filosófico, como profissão. Pensam o mundo e o ser humano; debruçam-se sobre a realidade, para torna-la mais lúcida; educam outras pessoas na missão de compreender a existência. A Filosofia é uma interpelação constante a que sejamos mais, melhores, e esse é um serviço de filósofos e filósofas ao qual não podemos deixar de recorrer.

Em nosso Dom Especial desta semana, refletimos sobre o papel da Filosofia e sobre o modo como ela nos alcança, em nosso cotidiano.

No primeiro artigo, A Filosofia como prática de vida, de Fabiano Veliq, temos uma reflexão que busca desconstruir a ideia de que a Filosofia nos distancia do mundo e da vida, mostrando como ela aparece, de modo prático, no nosso dia a dia. Ressaltando a importância da Filosofia, considerando, ainda, a questão cotidiana, Vitor Fernandes nos provoca com o artigo: Filosofia para superar chifres e outras coisas urgentes. E, por fim, refletindo sobre a Filosofia como uma constante interpeladora para a religião, em geral, e o cristianismo em específico, temos o artigo Considerações sobre filosofia e religião, de Fabrício Veliq.

Boa leitura e que a Filosofia se mantenha viva em nosso dia a dia!

*Felipe Magalhães Francisco é teólogo. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas 'Imprevisto' (Penalux, 2015). E-mail: felipe.mfrancisco.teologia@gmail.com.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas