Brasil Política

26/08/2019 | domtotal.com

Narrativa do presidente estimulou aumento do desmatamento da floresta, diz Maia

Presidente deu como exemplo negativo a atuação de Bolsonaro no caso dos dados do Inpe.

'Ter negado as informações (do Inpe) gerou atrito do Brasil com outros países', diz Maia
'Ter negado as informações (do Inpe) gerou atrito do Brasil com outros países', diz Maia (Marcos Corrêa/PR)

A narrativa sobre temas ambientais construída pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) estimulou o aumento dos desmatamentos, avalia o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).  Na visão dele, o discurso de Bolsonaro fez com que algumas pessoas achassem que estavam liberadas para fazer o que quisessem, sem temer nenhum tipo de reação.

Maia cita como erro o momento em que Bolsonaro questionou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

"Se o governo tivesse chamado o diretor do Inpe e tivesse dito que precisava dos dados para ficar informado e ter uma narrativa que não fosse contra o Brasil... Mas ter negado as informações gerou atrito do Brasil com outros países", comentou o presidente da Câmara, que participou de evento da Câmara de Comércio Brasil-França em São Paulo, nesta segunda-feira (26).

Maia, contudo, reconheceu que a ação de Bolsonaro na sexta-feira (23) foi "efetiva", em referência ao emprego de militares em uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combater as queimadas.

O curioso, de acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, é que desmatamentos ocorrem, normalmente, quando a economia está em crescimento. "Desmatamento ocorre com economia em alta. Então não é com economia parada", avaliou.

Maia disse ainda para os empresários franceses que mantenham a confiança na ratificação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Por outro lado, Maia também não poupou os europeus de críticas. Para ele, diversos países que se sentem ameaçados pelo agronegócio brasileiro usam argumentos ambientais para rebater a eficiência do setor. "Como nação que concentra a Amazônia, temos responsabilidade de protegê-la. Temos o dever de agir de modo responsável e sustentável em relação da Amazônia", disse.


Agência Estado/Redação

TAGS




Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.