ESDHC

27/08/2019 | domtotal.com

I Concurso Dom Helder de Redação: inscrições prorrogadas até quinta-feira

Vencedores ganharão uma viagem para Recife, para conhecer os passos de Dom Helder.

Dom Helder Pessoa Câmara é símbolo para as juventudes que buscam a paz e a justiça no mundo.
Dom Helder Pessoa Câmara é símbolo para as juventudes que buscam a paz e a justiça no mundo. (Arquivo Dom Total)

O Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) recebe, até quinta-feira (29), inscrições para o I Concurso Dom Helder de Redação. Com a proposta de reavivar a presença de Dom Helder na celebração dos 20 anos de sua morte, o tema escolhido para o concurso é “Inovação e empreendedorismo social: o olhar de Dom Helder para a juventude”. A participação é aberta a alunos da Dom Helder Escola de Direito e da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), que devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Acadêmico.

Leia também:

O concurso será dividido em duas fases. A primeira delas ocorrerá neste sábado (31), às 9h15, no auditório das instituições. A redação será elaborada pessoalmente pelo candidato, das 9h30 às 11h30, sendo vedada a consulta a qualquer material, impresso ou digital, no momento da confecção do texto. Uma comissão julgadora, formada por três docentes da Dom Helder e da EMGE, avaliará os trabalhos produzidos, observando os seguintes critérios: conteúdo, originalidade/criatividade, pertinência ao tema, correção linguística. Serão atribuídos 25 pontos para cada critério, totalizando 100 pontos.

O resultado da primeira fase será divulgado pelos canais institucionais até 6 de setembro. Os quatro textos que obtiverem as maiores notas serão classificados para a fase final, que acontecerá no dia 13 de setembro, durante o Congresso do Conhecimento. Os autores das redações selecionadas terão até dois dias úteis para confirmar o interesse em participar da final, por meio do endereço eletrônico csi@domhelder.edu.br com cópia para csi@emge.edu.br, sob pena de desclassificação.

No dia do evento, cada aluno terá três minutos para apresentar o texto, de forma livre. A definição dos textos vencedores será definida por votação do público presente no congresso. Os textos apresentados pelos candidatos devem ser de autoria própria e inéditos sob pena de desclassificação. Veja as regras completas e mais informações no Edital do I Concurso.

Premiação

Vista de Olinda para o Recife (Foto: Prefeitura de Olinda)Vista de Olinda para Recife (Foto: Prefeitura de Olinda)A Dom Helder e a EMGE darão como prêmio aos classificados em 1º e 2º lugares, uma viagem para Recife/Olinda (PE), para conhecer os passos de Dom Helder. A premiação inclui passagens aéreas, duas diárias de hotel, traslado e R$ 300,00 de auxílio refeição. Aos classificados em 3º e 4º lugares será concedido como prêmio um Tablet Samsung Galaxy Tab A 10.1 Wi-fi Prata Tela 10.1.

EDITAL 

INSCRIÇÕES 


Patrícia Azevedo/Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!


Instituições Conveniadas