ESDHC

31/08/2019 | domtotal.com

Alunos participam da 1ª fase do I Concurso dom Helder de redação

Fase final do concurso acontecerá no dia 13 de setembro, durante o Congresso do Conhecimento.

O resultado da primeira fase será divulgado pelos canais institucionais até 6 de setembro.
O resultado da primeira fase será divulgado pelos canais institucionais até 6 de setembro. (Cássia Maia/Dom Total)

Por Cássia Maia
Repórter Dom Total

Inspirados pela vida de dom Helder, os alunos da Dom Helder Escola de Direito e da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) deram início, na manhã deste sábado (31), a 1ª fase do I Concurso dom Helder de redação: “Inovação e empreendedorismo social: o olhar de dom Helder para a juventude”.

Com a proposta de reavivar a presença do arcebispo na celebração dos 20 anos de sua morte, a professora Maria Carolina destacou a importância do tema da redação para unir a vida de dom Helder com o tema do Congresso do Conhecimento, quando ocorrerá a fase final do concurso, no dia 13 de setembro.

“É muito importante, não só para os alunos, como para qualquer pessoa conhecer a vida de dom Helder. A vida dele é muito rica em ensinamentos e aprendizados. Ele queria fazer com o que os jovens seguissem uma vida voltada para a ética e trazer isso para os dias de hoje é fundamental. Por isso que a gente propôs esse tema para os alunos, relacionando algo tão atual que é a inovação, empreendedorismo com a oportunidade de conhecer a vida de dom Helder e praticarem a escrita”, declarou a professora.

Nesta 1ª fase, os alunos tiveram que redigir um texto contendo, obrigatoriamente, uma das seis citações sugeridas, além de responder à seguinte questão: "Como a vida e as obras de dom Helder podem inspirar vocês, jovens do tempo presente, a serem inovadores e motivá-los ao empreendedorismo social?"

“Apesar de estudar na Dom Helder eu não sabia quem era dom Helder Câmara. Através do concurso, pesquisei e consegui ver que ele era uma pessoa extremamente cativante e que, apesar de ser um religioso, não discursava com religiosidade mas com humanidade. Isso é uma das coisas que faltam hoje em dia", relatou a aluna de Direito, Franciele Vaz.

O aluno de Engenharia Civil da EMGE, Rafael Augusto, acredita que o tema escolhido tem uma relação direta com a engenharia, que é buscar soluções para proporcionar o bem-estar da sociedade. “A Engenharia no Brasil, sobretudo, é muito conservadora e agora está rompendo barreiras, o que coincide com a vida do arcebispo que em sua trajetória eclesiástica rompeu barreiras, lutou pelos direitos humanos e foi um grande empreendedor por suas ações”, diz.

Resultados

Uma comissão julgadora, formada por três docentes da Dom Helder e da EMGE, avaliará os trabalhos produzidos, observando os seguintes critérios: conteúdo, originalidade/criatividade, pertinência ao tema, correção linguística. Serão atribuídos 25 pontos para cada critério, totalizando 100 pontos.

O resultado da primeira fase será divulgado pelos canais institucionais até 6 de setembro. Os quatro textos que obtiverem as maiores notas serão classificados para a fase final, que acontecerá no dia 13 de setembro, durante o Congresso do Conhecimento. Os autores das redações selecionadas terão até dois dias úteis para confirmar o interesse em participar da final, por meio do endereço eletrônico csi@domhelder.edu.br com cópia para csi@emge.edu.br, sob pena de desclassificação.

No dia do evento, cada aluno terá três minutos para apresentar o texto, de forma livre. A definição dos textos vencedores será definida por votação do público presente no congresso. Os textos apresentados pelos candidatos devem ser de autoria própria e inéditos sob pena de desclassificação. Veja as regras completas e mais informações no Edital do I Concurso.

A Dom Helder e a EMGE darão como prêmio aos classificados em 1º e 2º lugares, uma viagem para Recife/Olinda (PE), para conhecer os passos de Dom Helder. A premiação inclui passagens aéreas, duas diárias de hotel, traslado e R$ 300,00 de auxílio refeição. Aos classificados em 3º e 4º lugares será concedido como prêmio um Tablet Samsung Galaxy Tab A 10.1 Wi-fi Prata Tela 10.1.


Redação DomTotal

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas