Meio Ambiente

09/09/2019 | domtotal.com

Dezenas de cães são afetados por doença misteriosa na Noruega

Em cinco casos, a presença de duas bactérias - 'clostridium perfringens' e 'providencia alcalifaciens' - foi encontrada em 'quantidades anormalmente altas'.

Cão fotografado sob a aurora boreal, em 30 de setembro de 2018, em Unstad, no norte da Noruega.
Cão fotografado sob a aurora boreal, em 30 de setembro de 2018, em Unstad, no norte da Noruega. (AFP)

Dezenas de cães na Noruega sofrem de uma doença misteriosa, em alguns casos, fatal, cuja causa é desconhecida, causando preocupação entre seus donos, a quem as autoridades pediram que impeçam os animais de entrar em contato com outros cães.

Nas últimas semanas, cerca de 200 cães sofreram os mesmos sintomas – diarreia e/ou vômito hemorrágicos e fraqueza súbita, segundo o Instituto Veterinário Norueguês. Vinte e cinco cães morreram, acrescentou a fonte.

"Isso não significa que todos sofram da mesma doença, pois há muitas que incluem vários desses sintomas", disse Asle Haukaas, porta-voz do Instituto Veterinário Norueguês.

Em cinco casos, a presença de duas bactérias – Clostridium perfringens e Providencia alcalifaciens – foi encontrada em "quantidades anormalmente altas", acrescentou.

As necrópsias de 10 cães revelaram uma infecção intestinal grave, disse a fonte. A doença foi declarada em Oslo, mas alguns casos também foram registrados no resto do país.

As autoridades sanitárias pediram que os proprietários de cães passeiem com seus animais na coleira e limitem os contatos entre eles. Muitas pessoas optaram por não levar seus cães a locais públicos. No momento, nada indica que esta doença seja transmitida a outros animais ou ao ser humano.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas