ESDHC

01/10/2019 | domtotal.com

Argentina e Mônaco disputarão a final do TRI-e

As equipes classificadas foram conhecidas no último sábado (28), quando foi realizada a Câmara de Julgamento da edição 2019.

Equipe da Argentina defende sua tese na 6ª fase do TRI-e.
Equipe da Argentina defende sua tese na 6ª fase do TRI-e. Foto (Dom Total)
A equipe da Argentina é uma das finalistas.
A equipe da Argentina é uma das finalistas.
Equipe de Mônaco, também finalista.
Equipe de Mônaco, também finalista.
Estudantes participam da Câmara de Julgamento, presidida pelo juiz federal André Prado Vasconcelos.
Estudantes participam da Câmara de Julgamento, presidida pelo juiz federal André Prado Vasconcelos.

O Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da Dom Helder e da EMGE realizou, no sábado (28), a 6ª fase do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e). A Câmara de Julgamento foi presidida pelo juiz federal André Prado Vasconcelos, que também é professor da Dom Helder, e contou com a participação de seis equipes: Argentina, Bangladesh e Malta, com teses favoráveis, e Índia, Mônaco e Turquia, com teses contrárias.

Cada uma das equipes teve a oportunidade de defender sua tese, incluindo a apresentação de provas, embasamento, pontos de argumentação e oitiva de testemunhas. O corpo de jurados, altamente qualificado, foi composto por professores, mestrandos, doutorando e egressos da Dom Helder.

Após intensos debates, classificaram-se para a fase final as equipes de Mônaco, composta pelos estudantes Luiza Batista Belém e Fernando Antônio Gerônimo Massad, da Dom Helder, e Camila Oliveira Elias, Lucas Almeida Brandão e Eduarda Luiza Moreira, do Colégio Santo Agostinho Contagem; e da Argentina, formada pelos estudantes Matheus Mendonça Ribeiro Nepomuceno e Larissa Dantas Novelli Santiago, da Dom Helder, e Laura Gripp Rosas, Arthur Souza Leal e Bianca Queiroga Marcelino, do Colégio Batista Mineiro.

Neste ano, o tema em debate é a responsabilidade penal internacional por dano ambiental, com o seguinte questionamento: os danos ambientais decorrentes do rompimento de barragens de rejeitos de mineração podem ser considerados ecocídio e os responsáveis julgados pelo Tribunal Penal Internacional?

Final

A 7ª fase do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) – grande final – acontecerá no dia 26 de outubro, às 8h30, no auditório da Dom Helder. O evento é aberto ao público e somente os estudantes da Dom Helder precisam realizar inscrição, a partir de 7 de outubro, para a validação de 10h de atividades complementares (mediante assinatura das listas de presença).

Durante a final serão sorteados prêmios aos participantes cadastrados de todas as fases do TRI-e: uma viagem para a San José da Costa Rica (Corte Interamericana de Direitos Humanos), uma viagem para Brasília (Tribunais Superiores e Congresso Nacional) e um tablet.

Vestibular

No mesmo dia (26/10), a Dom Helder e a EMGE realizam o Vestibular Unificado 2020/1º, com provas das 14h às 18h. As inscrições já estão abertas, saiba mais!


Redação Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Instituições Conveniadas