ESDHC

03/10/2019 | domtotal.com

Indústria 4.0 transformará a Engenharia Civil

Tema foi discutido na última sexta-feira (27) pelo engenheiro Gilberto Oliveira, em palestra na Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE).

Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE.
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE. Foto (CSI)
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE.
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE. Foto (CSI)
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE.
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE. Foto (CSI)
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE.
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE. Foto (CSI)
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE.
Gilberto Oliveira ministra palestra na EMGE. Foto (CSI)

Os processos de automatização e inserção da Inteligência Artificial (IA) na indústria tradicional e da construção civil geram um impacto muito positivo para as pessoas, o meio ambiente, as empresas e principalmente para carreiras dos profissionais da engenharia. A avaliação é do engenheiro Gilberto Oliveira, diretor técnico da ELO Arquitetura e Engenharia e consultor da MGodoi Consultoria Empresarial. Na última sexta-feira (27), Gilberto ministrou palestra sobre o impacto da Indústria 4.0 na construção civil para os alunos da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). O evento foi promovido pelo Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI).

 “Assim como as outras três revoluções industriais transformaram nossas vidas, a Indústria 4.0 já demonstrou que veio para ficar. Hoje é necessária a inovação constante em nossas vidas profissional e pessoal. Fazer da mesma forma que há dois, quatro ou cinco anos já não vai ser suficiente para atender as demandas das empresas e da sociedade, que estão cada vez mais ágeis, informadas e tecnológicas. Temos que estar preparados – ou pelo menos estarmos nos preparando – para o futuro, que já é agora!”, ressaltou Gilberto, que é formado em Engenharia Civil pelo Unileste Minas Gerais e cursa mestrado em Engenharia de Materiais. Além dos cargos na ELO e MGodoi, atua como auditor de qualidade ISO 9001:2015 e acumulou ampla experiência em gestão de obras, projetos residenciais e industriais, e contratos públicos. 

“Compartilhar experiências com alunos da EMGE foi um imenso prazer, além de ver o trabalho fantástico que a Escola faz para incentivar as habilidades dos alunos, em especial as mobilizações realizadas pela professora Aline Oliveira, que me fez o convite. Deixo agradecimentos por poder compartilhar um pouco da minha experiência e aguardo a próxima oportunidade. Que seja breve!", desejou Gilberto.

De acordo com a professora Aline Oliveira, Gilberto possui perfil empreendedor bem desenvolvido e conseguiu debater com os alunos os principais desafios da inovação na Engenharia Civil, uma área ainda muito tradicional. “Gilberto é um engenheiro civil jovem, de apenas 26 anos, que abordou um tema muito atual e trouxe elementos interessantes para demonstrar aplicações práticas da automação na Construção Civil. Foi um momento muito propício para ampliar o repertório dos estudantes de Engenharia Civil e da Ciência da Computação que estiveram presentes”, avaliou Aline.

A professora destacou ainda que EMGE tem o compromisso de oferecer aos seus estudantes mais do que o conteúdo previsto na grade curricular básica. Por meio de palestras, workshops, oficinas e congressos, a instituição estimula o aprendizado por meio da prática e o contato com profissionais externos de diversas áreas. “Entendemos que o mundo está em constante e rápida atualização. Se os livros didáticos não conseguem acompanhar tamanha revolução na mesma velocidade, cabe a nós, enquanto instituição de ensino superior, oferecer outras ferramentas e abordagens complementares, para que o profissional formado na EMGE seja completo e obtenha sucesso em qualquer atividade que escolher exercer”, afirmou.

Os alunos podem acompanhar informações sobre os próximos eventos da EMGE na página sympla.com.br/EMGE. “Oferecemos muitas atividades abertas à comunidade externa”, lembrou Aline. 

Patrícia Azevedo/Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Instituições Conveniadas