Meio Ambiente

07/10/2019 | domtotal.com

Ações do grupo ecológico Extinction Rebellion começam na Austrália e Nova Zelândia

As ações marcaram o início de duas semanas de mobilizações em 60 cidades de todo o mundo.

Manifestantes ecologistas em Melbourne, Austrália.
Manifestantes ecologistas em Melbourne, Austrália. (AFP)

Militantes do movimento ecologista Extinction Rebellion (XR) protestavam nesta segunda-feira (7) na Austrália e Nova Zelândia para marcar o início de 15 dias de ações de desobediência civil em vários países, com o objetivo de denunciar a "inação criminosa" dos governos diante da mudança climática.

Em Melbourne, os ativistas se reuniram na escadaria do Parlamento do estado de Victoria para uma "vigília de meditação silenciosa", antes de caminhar pelas ruas da cidade. Em Wellington, vários ativistas se acorrentaram a um carro cor de rosa, o que provocou problemas no centro da capital da Nova Zelândia.

As ações marcaram o início de duas semanas de mobilizações em 60 cidades de todo o mundo, estimuladas pelo Extinction Rebellion (XR). O movimento XR, criado em 2018 no Reino Unido, discursa contra o que considera o iminente "apocalipse" ambiental.

Diversos eventos serão organizados durante a semana na Austrália, incluindo um funeral para o planeta. "Tentamos com as petições, o lobby e as manifestações. Agora o tempo é curto", afirmou a ativista australiana Jane Morton.

O XR fez um apelo por manifestações não violentas durante as próximas duas semanas, sobretudo na Europa, América do Norte e Austrália. Também estão previstas ações na Índia, Buenos Aires e na Cidade do Cabo.

Uma "cerimônia de abertura" reuniu no domingo à noite centenas de pessoas no centro de Londres, onde estão programadas manifestações diante de vários ministérios. Os ativistas pretendem bloquear pontos importantes da cidade, como as pontes de Westminster e Lambeth.

Em Paris, centenas de militantes ecologistas ocuparam no sábado e no domingo, durante 17 horas, um centro comercial.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Instituições Conveniadas