Religião

08/10/2019 | domtotal.com

Com missas diárias, funeral de dom Serafim Fernandes vai até quinta-feira

Cerimônias vão começar na manhã desta quarta-feira, na Catedral da Boa Viagem, onde o corpo do cardeal será sepultado.

“Na palma da mão de Deus”, expressão tão, bonita, tão marcante, muitas vezes dita, de forma serena, por dom Serafim, é o lugar onde hoje o nosso Arcebispo Emérito descansa'
“Na palma da mão de Deus”, expressão tão, bonita, tão marcante, muitas vezes dita, de forma serena, por dom Serafim, é o lugar onde hoje o nosso Arcebispo Emérito descansa' (Arquidiocese de BH)

O funeral do arcebispo-emérito de Belo Horizonte, cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, começa às 20h desta terça-feira (8), no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, bairro Funcionários), e terá duração de três dias. Dom Serafim morreu aos 95 anos em Belo Horizonte após complicações decorrentes de uma pneumonia.

Leia também:

“Na quarta-feira (9), missas serão celebradas às 7h, 10h, 15h, 18h e 20h. Na quinta (10), , as missas serão às 10h, 12h, 15h, 17h. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, está regressando de Roma, onde participa do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, para se despedir de dom Serafim. Dom Walmor preside, na quinta-feira (10), a missa das 17h, que antecede o sepultamento do cardeal”, informou a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Políticos, fiéis, instituições e pessoas ligadas à Igreja Católica lamentaram a morte do cardeal. No Vaticano, o papa Francisco dedicou oração a dom Serafim, durante o Sínodo dos Bispos para a Amazônia.

A Arquidiocese de BH também homenageou a trajetória do cardeal e relembrou uma passagem tão simbólica por ele dita em algumas ocasiões. "'Na palma da mão de Deus', expressão tão bonita, tão marcante, muitas vezes dita de forma serena por dom Serafim, é o lugar onde hoje o nosso arcebispo descansa".

Para o jesuíta Paulo U. Stumpf SJ, reitor da Dom Helder Escola de Direito, dom Serafim tem um lugar no coração da Companhia de Jesus: "Graças a dom Serafim, a FAJE se constitui em Belo Horizonte como um dos mais significativos centros de formação da vida religiosa e do clero da América Latina. Igualmente, a Dom Helder Escola de Direito, desde a origem de sua mantenedora, em 1994, teve apoio incondicional de dom Serafim. A ele, nossa eterna gratidão!"

“Me solidarizo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, que se despede de seu arcebispo-emérito, o cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo. Ele, que esteve à frente por 22 anos de uma das maiores arquidioceses do país, muito contribuiu para a promoção da dignidade humana em Minas”, escreveu o governador Romeu Zema (Novo).

Dom Serafim dá a bênção de Deus na inauguração da Escola de Direito Dom Helder Câmara em de 2002Dom Serafim dá a bênção de Deus na inauguração da Escola de Direito Dom Helder Câmara em de 2002

"O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo é presença admirável no coração do amado povo de Deus. Ao longo de mais de 50 anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal deixa um legado de especiais feitos. Sua caminhada missionária fez crescer no coração de cada pessoa, principalmente cristãos católicos de nossa amada Arquidiocese, o amor a Jesus Cristo e à Igreja. Por isso também, no coração de todos estará sempre a gratidão, a admiração e o respeito por dom Serafim", disse dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que divulgou a seguinte nota de pesar:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento do cardeal Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira, 8 de outubro. Ao senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão.

Enaltecemos a atuação do cardeal no campo da educação, atuando como professor em várias escolas, foi diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese, além de se tornar professor de Cultura Religiosa e reitor da PUC Minas. Dom Serafim participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965. O cardeal também viajou para vários países, em visita a universidades, para participar de seminários e congressos sobre educação. Entre 1978 e 1981, foi membro do Conselho Federal de Educação.

Enviamos o nosso fraterno abraço a todos e asseguramos as nossas orações pelo descanso eterno do cardeal Serafim Fernandes de Araújo, profeta da ternura, tema que sempre abordava nos retiros espirituais que pregava.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB



Rômulo Ávila/Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Instituições Conveniadas