ESDHC

26/10/2019 | domtotal.com

Dom Helder e EMGE realizam concorrido vestibular em Belo Horizonte

Provas ocorreram na tarde deste sábado (26), na sede das instituições, e selecionaram candidatos a quatro cursos: Direito, Direito Integral, Engenharia Civil e Ciência da Computação

Concentração dos vestibulandos durante as provas para garantir uma vaga na Dom Helder ou EMGE
Concentração dos vestibulandos durante as provas para garantir uma vaga na Dom Helder ou EMGE Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Futuras estudantes da Dom Helder
Futuras estudantes da Dom Helder Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Pai formado na Dom Helder trouxe seu filho para prestar o vestibular em direito
Pai formado na Dom Helder trouxe seu filho para prestar o vestibular em direito Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Futuros estudantes da EMGE
Futuros estudantes da EMGE Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Candidatos chegam para fazer o vestibular
Candidatos chegam para fazer o vestibular Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Concentração dos vestibulandos durante as provas para garantir uma vaga na Dom Helder ou EMGE
Concentração dos vestibulandos durante as provas para garantir uma vaga na Dom Helder ou EMGE Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Salas lotadas durante o vestibular da Dom Helder e da EMGE
Salas lotadas durante o vestibular da Dom Helder e da EMGE Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Vários estudantes disputaram as vagas oferecidas pela Dom Helder e EMGE
Vários estudantes disputaram as vagas oferecidas pela Dom Helder e EMGE Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Seleção
Seleção Foto (Patrícia Almada/DomTotal)

Patrícia Azevedo

Após a emocionante final do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e), a Dom Helder Escola de Direito e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) promoveram outro importante evento na tarde deste sábado (26) – o Vestibular Unificado 2020/1°. O processo seletivo reuniu candidatos a quatro cursos: Direito e Direito Integral, oferecidos pela Dom Helder, e Engenharia Civil e Ciência da Computação, ministrados pela EMGE.

Algumas novidades marcaram esta edição: os estudantes que acompanharam a final do TRI-e puderam se inscrever para o vestibular na manhã deste sábado (26), durante o evento. Muitos já permaneceram na Dom Helder e na EMGE para a realização das provas, que tiveram início às 14h. Além disso, os participantes do Movimento EcoDom e do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) tiveram a chance de prestar o vestibular para os cursos da EMGE nas próprias escolas parceiras, entre os dias 23 a 25 de outubro.

É o caso da estudante Vitória Viana, que cursa o 3º ano na Escola Estadual Castelo Branco e integra o Movimento EcoDom. Ela já realizou o vestibular para Engenharia Civil e compareceu neste sábado (26) para disputar uma das vagas do curso de Direito da Dom Helder. E se for aprovada em ambos? “Vou para a EMGE, cursar Engenharia Civil”, afirmou Vitória, sem hesitar. A estudante, que adora matemática, tem grande interesse e curiosidade pelas construções. “Fico olhando e pensando: como estes prédios enormes permanecem em pé? Fora isso, me apaixonei pela EMGE, desde a primeira vez que estive aqui. Acredito que a faculdade irá me impulsionar. O ensino é muito bom, assim como a nota no Ministério da Educação (MEC)”, contou.

Quem também se candidatou para ambas instituições é o estudante Gabriel Araújo, da Escola Estadual Caio Nelson de Senna. Só que, ao contrário de Vitória, ela optará pelo Direito Integral da Dom Helder, caso ocorra a dupla aprovação. “Participo do EcoDom, enviamos representantes para o festival de dança, para o CEM. Fiquei sabendo do conceito máximo obtido no Enade, o que me deixa ainda mais motivado”, afirmou Gabriel Araújo.

Direito

Para a estudante Camila Martins, estudar na Dom Helder sempre foi o objetivo principal. Ela está cursando o primeiro período no turno da manhã, mas deseja mudar para o Direito Integral. “É a melhor faculdade de Direito que temos na região. Tem uma estrutura muito boa, a biblioteca é excelente. Tudo excelente, na verdade. Participei do Congresso do Conhecimento, foi ótimo”, contou a estudante, que também acompanhou a final do TRI-e. Segundo ela, foi uma experiência muito proveitosa e uma chance de aprender sobre um tema que está em alta – a responsabilidade penal internacional por dano ambiental.

Já o estudante João Vitor Alécio, da Escola Estadual Professor João Rocha, passou por momentos de indecisão até chegar ao Direito, mas a participação em uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) fortaleceu seu interesse pela diplomacia e pelas normas jurídicas internacionais. Hoje ele está confiante que fez a escolha certa e deseja ingressar na Dom Helder. “Estudei alguns anos no Maximus, sempre vi o estande da Dom Helder nas mostras de profissões. Conhecia a qualidade da Escola pelos alunos e pelo site, mas ver pessoalmente é bem diferente do que eu imaginava. É muito melhor! Estou achando um lugar incrível, quero muito estudar aqui”, destacou João Vitor. Para garantir a vaga, o estudante refez questões das provas anteriores e chegou cedo neste sábado (26). “Estou confiante, porém cauteloso. Vou dar o meu melhor”, afirmou.

Engenharia

Desde pequeno, o estudante Rafael Silva, da Escola Estadual Santos Dumont, deseja cursar engenharia civil. Após a indicação de um amigo e muitas recomendações, ele está decidido a garantir uma das vagas ofertadas pela EMGE. “Sou muito fã de exatas, gosto mesmo, acho que a engenharia é o melhor caminho para mim. Fiz cursinho e estudei muito em casa, cerca de 5h ou 6h por dia. Estou preparado. Achei a infraestrutura da EMGE muito boa”, contou. A infraestrutura também atraiu o candidato Daniel Henrique, que está concluindo curso técnico em informática e deseja cursar Ciência da Computação na EMGE. “Adoro a área de programação, por isso fiz a escolha por esse curso. Pelo que estou vendo hoje, e pelo tour virtual no site, a EMGE é uma escola muito boa. Dizem que os alunos daqui conseguem muitas vagas de estágio e de emprego”, afirmou.

Provas

O processo seletivo da Dom Helder constou de uma redação e de questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Literatura. Para o Direito Integral, foram aplicadas também questões de História, Matemática, Geografia e Língua Estrangeira. O estudante Gabriel Amaral, do Colégio Batista Getsêmani, considerou as questões bem formuladas e acredita que será aprovado. “Acho que fui bem, eu tinha me preparado. Com certeza quero estudar aqui, porque é uma das melhores faculdades de Direito de Minas Gerais”, apontou.

O candidato Felipe Oliveira, do Colégio Tiradentes, gostou do tema da redação – tecnologia, inovação e meio ambiente – pela ampla possibilidade de debate. De acordo com o estudante, a tecnologia traz muitos benefícios para o meio ambiente quando é utilizada para aprimorar a colheita, a irrigação e os fertilizantes, por exemplo. “Mas tem os contras também, como o descarte de lixo eletrônico de forma errada ou quando utilizam o desmatamento para a construção de indústrias”, ponderou.

Os candidatos da EMGE, por sua vez, realizaram prova de redação e questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química.

Para a professora Anacélia Santos Rocha, pró-reitora de ensino da Dom Helder e da EMGE, o Vestibular 2020/1º superou todas as expectativas. “Foi muito bonito ver os candidatos chegando, alguns ansiosos, mesmo que tenham se preparado, outros bastante animados. A Escola colocou toda a sua estrutura para acolher os estudantes e também seus pais e acompanhantes. Muitos optaram por esperar os candidatos, e puderam assistir documentários e filmes no auditório, havia cadeiras, água e cafezinho no hall de entrada. Foi um ótimo vestibular, desejamos sucesso a todos”, afirmou Anacélia, que integra a comissão organizadora do processo seletivo.

A professora Patrícia Cristina Sales foi uma das que optaram por permanecer na Escola. Enquanto aguardava a filha Ana Carolina prestar as provas, Patrícia contou ao DomTotal que adorou a estrutura da Dom Helder e recebeu ótimas recomendações de amigos. “Se ela for aprovada, certamente terá meu apoio para estudar aqui, e do meu esposo também. Ela se preparou bastante, entrou no site, procurou o edital, tirou dúvidas com a professora sobre a redação. Ontem ela ficou a tarde toda estudando”, contou Patrícia.

Resultado e matrícula

O resultado do Vestibular 2020/1º será divulgado dia 30 de outubro de 2019, a partir das 14h, nas páginas da Dom Helder e EMGE. A matrícula dos classificados deverá ser feita nos dias 1º e 4 de novembro, conforme os horários estabelecidos nos editais. Confira mais informações nas páginas da Dom Helder e da EMGE:

Vestibular 2020/1º – Dom Helder

Vestibular 2020/1º – EMGE

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Instituições Conveniadas