Brasil Cidades

31/10/2019 | domtotal.com

E se tudo acabasse amanhã, o que fazer?

Estou falando de tudo acabar mesmo

Seria de novo um recomeço, um alumbramento, uma esfera azul gravitando ao redor do Sol sem desvairados dizendo que a terra é plana
Seria de novo um recomeço, um alumbramento, uma esfera azul gravitando ao redor do Sol sem desvairados dizendo que a terra é plana (Pixabay)

Ricardo Soares*

Esta não é uma crônica sobre distopia, desalento ou almas ao relento mas pergunto: e se tudo acabasse amanhã o que os senhores e as senhoras fariam ? Se acabassem as disputas pelo poder efêmero, todo o gelo que embrulha o planeta, as neves vistas por almirantes e marechais, as velas, os missais, os cantos afros, os cultos e os rituais ? E se tudo acabasse amanhã ?

Na verdade não estou falando de apocalipse de espécie alguma. Nem o bíblico nem o zumbi que nos transforma em seres que vagam em vales de sombra e morte em busca de tenra carne humana. Estou falando de tudo acabar mesmo. 

Um processo indolor e rápido, uma ação precisa e contundente que nos deixasse de repente todos nus sem as mãos no bolso a contemplar paisagens ancestrais com a chance de começar tudo de novo. 

Sem Wi-Fi , sem Netflix, internet, cartões de débito ou crédito, sem desastres ambientais como Brumadinho e Mariana, sem presidentes debeis mentais ou governadores inócuos, sem acidentes de trânsito, sem carros, sem prestações, sem painéis , sem rádio ou televisão.

Sim o mundo ainda existiria mas com muito menos gente. Seria de novo um recomeço, um alumbramento, uma esfera azul gravitando ao redor do Sol sem desvairados dizendo que a terra é plana. 

Talvez começássemos de novo a inventar palavras e bons gestos, talvez não inventássemos a auto-ajuda e sim as boas ajudas reciprocas num processo de troca constante  no caminho de um mundo melhor. Mas aí eu já fujo da pergunta que lhes fiz. Não posso aqui lançar suposições ou sugestões. Me resta perguntar, de novo, diante de tantas bússolas quebradas  e caminhos cruzados.  Se tudo acabasse amanhã o que os senhores e as senhoras fariam?

*Ricardo Soares é diretor de tv, escritor, roteirista e jornalista. Publicou 8 livros, dirigiu 12 documentários.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Comentários