ESDHC

06/11/2019 | domtotal.com

Dom Helder Escola de Direito obtém Conceito Institucional máximo no MEC

Recentemente avaliada pelo MEC/INEP, o Conceito Institucional (CI) máximo faz jus ao também conceito máximo do seu curso de Direito no ENADE

A biblioteca Dom Helder / EMGE oferece o que há de mais atual e completo em acervo multidisciplinar
A biblioteca Dom Helder / EMGE oferece o que há de mais atual e completo em acervo multidisciplinar Foto (Thiago Ventura/DomTotal)
Sala de metodologias, tecnologia de ponta utilizada na Instituição
Sala de metodologias, tecnologia de ponta utilizada na Instituição Foto (Patrícia Azevedo/DomTotal)
Formandos de 2019: Dom Helder possui também nota máxima no Enade
Formandos de 2019: Dom Helder possui também nota máxima no Enade Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Entrada pela qual se tem acesso à EMGE (Escola de Engenharia) e a Dom Helder (Escola de Direito)
Entrada pela qual se tem acesso à EMGE (Escola de Engenharia) e a Dom Helder (Escola de Direito) Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Promovido pela Dom Helder, Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) leva estudantes para viagens ao exterior
Promovido pela Dom Helder, Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) leva estudantes para viagens ao exterior Foto (Thiago Ventura/DomTotal)
Cantina da Dom Helder Escola de Direito
Cantina da Dom Helder Escola de Direito Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
A biblioteca Dom Helder / EMGE oferece o que há de mais atual e completo em acervo multidisciplinar
A biblioteca Dom Helder / EMGE oferece o que há de mais atual e completo em acervo multidisciplinar Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Recepção da Dom Helder Escola de Direito exibe com orgulho a nota máxima no Enade
Recepção da Dom Helder Escola de Direito exibe com orgulho a nota máxima no Enade Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
A biblioteca Dom Helder / EMGE disponibiliza também acesso a acervos bibliográficos de bibliotecas internacionais e aos maiores periódicos virtuais
A biblioteca Dom Helder / EMGE disponibiliza também acesso a acervos bibliográficos de bibliotecas internacionais e aos maiores periódicos virtuais Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Cantina da Dom Helder Escola de Direito
Cantina da Dom Helder Escola de Direito Foto (Patrícia Almada/DomTotal)
Sala de metodologias, tecnologia de ponta utilizada na Instituição
Sala de metodologias, tecnologia de ponta utilizada na Instituição Foto (Patrícia Azevedo/DomTotal)

A Comissão de Docentes do Ministério da Educação (MEC) esteve na Dom Helder para avaliação institucional nos dias 23 a 25 de outubro. A cada cinco anos, as instituições de ensino superior (IES) são avaliadas pelo MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) para recredenciamento. Nesta visita, a comissão foi composta pelos professores Gilvan Gomes da Silva (Universidade de Brasília), Maria Luiza Nogueira Rangel (Universidade Federal de Goiás) e Vitor Luiz Sordi (Universidade Federal de São Carlos – SP).

Dentre os aspectos avaliados estão: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Didático-Pedagógico Institucional, Regimento, Estatuto, Contabilidade, documentação institucional e pessoal (de docentes, técnicos e direção), currículo lattes de todos os docentes etc. A respeito da qualidade da IES são avaliados, mediante reuniões, entrevistas, análise documental, relatórios, atas e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e especializações; apoio a estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Em todas as dimensões, documentação, setores, núcleos, comissões e colegiados, a Dom Helder Escola de Direito obteve conceito institucional (CI) máximo (nota 5) na avaliação global do MEC/INEP. É a terceira avaliação que a Dom Helder obtém conceito institucional (CI) máximo, incluindo a avaliação do credenciamento inicial. Assim, a Dom Helder conta com o Conceito de Curso (CI) também máximo e obteve nota máxima no recente ENADE, colocando-se no seleto grupo de apenas 3% dos cursos de Direito do Brasil com conceito máximo.      

DOM HELDER – ESCOLA DE DIREITO
Conceito Institucional (CI)5Conceito Máximo
Conceito do Curso de Direito (CC)5Conceito Máximo
ENADE5Conceito Máximo
Direito Integral100%Aprovação total no Exame da OAB
Revista Científica Veredas do Direito
Qualis 
A1
Conceito   Máximo


Para o reitor da Dom Helder, o jesuíta Paulo U. Stumpf SJ, o conceito máximo corresponde a um esforço de toda a comunidade acadêmica, motivada pelo seu Projeto Pedagógico que tem como principal missão a promoção de um ensino jurídico de excelência. No centro desse Projeto Institucional está a Pedagogia Inaciana (Pedagogia da Rede Internacional de Educação dos Jesuítas, em alusão ao seu fundador Santo Inácio de Loyola). A sinergia desse modelo pedagógico, segundo o reitor, está no desenvolvimento de uma cultura que gera atitudes e atividades de busca permanente da excelência acadêmica, conhecido como “Magis Inaciano”, ou seja, o comportamento fundamental de se buscar sempre e em tudo a máxima qualidade de ação e vivência dos valores do Projeto Institucional.

Alguns aspectos tiveram especial destaque para a Comissão Avaliadora: os indicativos de avaliação interna em pesquisas da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e indicadores de avaliações externas. A Dom Helder, por ser especializada em Direito, além do conceito máximo no ENADE, também é uma das que mais aprova no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo que, seu Curso de Direito Integral aprova 100% de seus estudantes. A avaliação também apontou a excelência do corpo docente em titulação e produção científica, contando com investimentos no plano de qualificação permanente, incentivos para doutoramento, pós-doutoramento, pesquisa e participação em eventos nacionais e internacionais. Para a pró-reitora de Ensino, professora Anacélia Rocha, estes incentivos se refletem no compromisso, seriedade e dedicação do corpo docente.

Também na área de pesquisa, com o mestrado e doutorado em Direito, a Dom Helder conta com mais de 20 grupos de pesquisa, envolvendo docentes doutores, mestres e estudantes da pós-graduação e da graduação.

Na área de Extensão, a Comissão Avaliadora elogiou projetos como o Movimento Ecos de Educação Socioambiental junto à rede estadual de educação; o Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e), que promove pesquisa e debate sobre temas jurídicos junto aos colégios particulares da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os avaliadores destacaram também a importância das parcerias institucionais, o trabalho do Centro de Intercâmbio e Simulação (CSI) e os convênios com mais de 30 universidades dos EUA e da Europa.

A área de comunicação, com a revista Dom Total, a revista científica Veredas do Direito (com Qualis A1), a revista Dom Helder de Direito e todas as formas de comunicação com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral também foram dignas de elogios da Comissão Avaliadora.

Outros destaques significativos foram os trabalhos dos núcleos, especialmente, do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), Núcleo de Prática Jurídica, Núcleo Docente Estruturante. Através destas instâncias, a Dom Helder mereceu destaque na relação com seus estudantes, por meio dos representantes de turma, monitoria, Associação dos Estudantes, e técnicos administrativos com reuniões periódicas e um plano de qualificação permanente.

No âmbito das estruturas, os representantes do MEC destacaram a biblioteca com acervo completo e atualizado, convênios com bibliotecas virtuais e físicas, sobretudo no plano internacional. A estrutura tecnológica e física das três unidades da Dom Helder também mereceu conceito máximo.

Ao final, a Comissão Avaliadora fez menção especial à relação institucional com a EMGE – Escola de Engenharia, também uma instituição ligada à Rede Internacional de Educação dos Jesuítas, junto a Dom Helder.

EMGE –   ESCOLA DE ENGENHARIA
Engenharia Civil5Conceito Máximo
Ciência da Computação5Conceito Máximo
Arquitetura e Urbanismo(Em   implantação)


Para o reitor da EMGE, o professor Franclim Sobral de Brito, com os Cursos de Engenharia Civil, Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo, este em fase de implantação, todos com conceito máximo no MEC, a EMGE tem o maior orgulho de fazer parte desta Rede Internacional com mais de 200 universidades pautadas pela busca permanente de excelência acadêmica.

Redação DomTotal

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Instituições Conveniadas