Cultura Cinema

08/11/2019 | domtotal.com

Filme com Cate Blanchett é apelo para busca de si mesmo

Comédia 'Cadê você, Bernadette?' traz a história de uma mulher que foge de si

Cate Blanchett vive mulher que nega a própria vocação no filme
Cate Blanchett vive mulher que nega a própria vocação no filme "Cadê você, Bernadette?" (Divulgação/ Imagem Filmes)

Gilmar Pereira

Antes de se casar, ela era uma arquiteta de sucesso e com um espírito criativo aguçado. Agora Bernadette (Cate Blanchett) é uma mulher que evita convívio social e tem uma relação conflitiva não apenas com a vizinhança, mas com o espaço ao seu redor. Cadê você, Bernadette?, novo filme de Richard Linklater, é uma provocação vocacional.

O nome original do filme talvez ajude a entender melhor a trama. Where´d you go, Bernadette?, “Para onde você foi, Bernadette?” pode ser entendido como “Que rumo você tomou,?”, ou melhor, “O que você fez da sua vida?”. A história é a de uma mulher que, apesar de sua pulsante vida e genialidade, anula-se, negando seus talentos.

Como uma planta expandindo suas raízes por debaixo da terra pode brotar em outro canto, rompendo com seus limites e danificando as construções ao redor, a vida contida de Bernadette vai aos poucos pedindo espaço, mesmo que a leve à beira da autodestruição. A personagem principal dessa comédia dramática precisa realizar-se, cumprir sua vocação. Nas palavras de seu amigo Paul Jellinek (Laurence Fishburne): “Pessoas como você precisam criar. Sem criar, você se torna um perigo para a sociedade”.

Mais que uma arquiteta, Bernadete é uma criadora que encontrava no seu ofício a expressão de si. Embora não sejamos aquilo que fazemos, quando não encontramos expressão factual para quem somos, temos a sensação frustrante de não sermos nós mesmos. Cada um se realiza quando expressa, no que faz, aquilo que é; Bernadette é criadora e se realiza como arquiteta. Ironicamente, aquela que é chamada a edificar entra numa relação destrutiva com a cidade onde mora.

Como só há relação quando há dois ou mais, a ausência de si faz com que também se ausente dos outros. Perde-se do outro aquele que se perdeu de si. A ex-arquiteta tornou-se estranha a ela própria, ao esposo Elgin (Billy Crudup) e aos que lhe cercam. Com exceção da filha Bee (Emma Nelson), ela só se faz familiar a uma assistente indiana que não conhece pessoalmente e com quem só se comunica por e-mails escritos em um programa de reconhecimento de voz. A comunicação com esse outro sem rosto se torna apenas um eco da própria solidão.

Apesar disso, Bernadette continua sendo amada. O amor do amigo, marido e filha lhe convocam a voltar a si, provocam-lhe, assim como as memórias do passado que lhe batem à porta. Todos como se cantassem "If you fall/ I will catch you/ I'll be waiting,/ time after time". Contudo, como o profeta Jonas, Bernadette precisa levar sua fuga ao extremo para, paradoxalmente, cumprir seu chamado. Só quando chega ao extremo, ao seu Polo Sul, é que poderá se encontrar e responder à pergunta que dá nome ao filme.

Sinopse

Quem nunca sentiu vontade ligar o modo avião e sumir do mapa? Quando a vida de Bernadette (Cate Blanchett) começou a parecer sem rumo, ela resolveu fugir da sua zona de conforto e desaparecer misteriosamente, deixando tudo para trás. Agora Bee (Emma Nelson), sua filha, precisará juntar todas as pistas para descobrir onde foi parar essa mulher que imaginava conhecer tão bem, mas que se transformou em um verdadeiro ponto de interrogação.

Elenco

Cate Blanchett, Judy Greer, Kristen Wiig, Billy Crudup, Laurence Fishburne, Troian Bellisario, Steve Zahn, Kathryn Feeney, Kate Easton, Lana Young, Johannes Haukur, Megan Mullally, Claudia Doumit, James Urbaniak, Emma Nelson, Richard Robichaux, Lee Harrington, Adam Hicks

Direção

Richard Linklater

Gêneros

Comédia, Drama

Inadequações

Drogas Lícitas, Linguagem Imprópria

Duração

110 minutos

TAGS


EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.

Instituições Conveniadas